Home » , , , , » Lady Bird: É Hora de Voar

Lady Bird: É Hora de Voar


Lady Bird (Lady Bird, 2018) é um filme regular, e seu destaque é somente o ótimo desempenho de atuação da dupla principal. Apesar disso, está indicado a 5 prêmios Oscar desse ano - incluindo as duas atrizes nos prêmios de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. A trama gira em torno do amadurecimento de Christine "Lady Bird" McPherson (Saoirse Ronan), uma adolescente que está buscando pela própria identidade enquanto precisa lidar com o conservadorismo da cidade onde mora (Sacramento, Califórnia), a severa educação da mãe, Marion (Laurie Metcalf), as expectativas - ou falta delas - em relação ao seu futuro e as primeiras desilusões amorosas.

Lady Bird (Ronan) e Jules (Beanie Eldenstein): duas vertentes da adolescência de Sacramento

Christine é uma jovem de aspirações artísticas que mora no interior da Califórnia e sonha em atravessar o país para viver em Nova Iorque - ou pelo menos em qualquer outra cidade onde vários outros artistas famosos viveram. É mais ou menos assim que a personagem se apresenta para o público, demonstrando sua visão romântica e quase infantil de liberdade. Ela, na verdade, é mais uma adolescente comum querendo se destacar da multidão, mas, diferente das outras meninas, ela quer uma liberdade diferente: ela quer ser ela, independente do que isso realmente signifique. Então ela decide que criara seu próprio caminho a começar pela escolha do próprio nome. Se autobatiza "Lady Bird" e espera que os outros aceitem e respeitem sua decisão (embora não seja tão fácil assim). 

Lady Bird e a mãe, Marion (Metcalf): tão diferentes, tão iguais

Sua relação com a mãe é tensa, pois as duas tem gênio forte porém enxergam a vida de forma diferente. Enquanto Lady Bird se esforça para quebrar algumas regras (mas sem tanto esforço, ou dano às regras), Marion se desdobra no trabalho como enfermeira em clínica psiquiátrica para sustentar a família. Com visões tão diferentes de mundo - uma tentando manter o controle e sobrecarregada com responsabilidades, a outra querendo se permitir viver intensamente - e sem conseguirem chegar a um senso comum, as duas vivem às turras. Quando Larry (Tracy Letts, em belo trabalho), pai da jovem, perde o emprego e Lady Bird está prestes a tentar uma vaga na universidade, o frágil equilíbrio nessa balança sofre seu abalo mais forte.

Danny (Lucas Hedges) e a grande casa azul: o sonho de perfeição de qualquer jovem
Lady Bird retrata bem uma fase importante da vida, e que muitas vezes é neglicenciada. A adolescência é uma fase de descobertas e molde de caráter, e é a duras penas que Lady Bird vai aprender que a próxima fase é ainda pior. A diretora e roteirista Gerta Gerwig acerta ao tratar de forma tão natural, sem estereótipos forçados, a realidade agridoce da juventude: eles querem mais responsabilidades, mais aventura, parecer mais maduros do que realmente são - porém receber todas essa carga pode ser tremendamente assustador. Provavelmente foi esse o motivo da indicação desse longa nas outras 3 categorias em que concorre ao Oscar, Melhor Roteiro e Direção (Gerta Gerwig) e Melhor Filme; porém, se comparado a outros filmes que poderiam ter entrado na disputa, o longa perde força. Ainda assim, é bastante emocionante, divertido e gostoso de assistir. 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates