Home » , , , » 50 São Os Novos 30

50 São Os Novos 30


50 São Os Novos 30 (Marie-Francine, 2017) chega aos cinemas brasileiros como uma ótima opção para quem quer se divertir e refletir ao mesmo tempo. Com uma sinceridade cortante e um humor agridoce, Valérie Lemercier protagoniza essa estória de autoconhecimento que ela também escreveu e dirigiu. Aliás, essa múltipla visão de Lemercier como atriz, roteirista e diretora se reflete muito bem nas diversas camadas dos personagens, o que dá o toque especial dessa deliciosa comédia romântica francesa.

O mundo de Marie-Francine (Lemercier) está prestes a desabar, mas ela nem faz ideia: dedicada ao seu trabalho, ela mal percebe que o marido, Emmanuel (Denis Podalydès), quer acabar com o casamento. Depois de receber a notícia bombástica, ela decide sair de casa. A tarefa, porém, não será tão fácil: desempregada e sem condições de conseguir manter o novo aluguel, sua única opção é voltar para a casa dos pais. Não bastasse estar no fundo do poço, ela ainda é obrigada a viver com as comparações constantes com a irmã gêmea Marie-Noële, bem sucedida e queridinha dos pais.

Marie-Francine (Lemercier): entre as quinquilharias para se vender online
Então, de uma hora para a outra, ela se vê completamente fora da sua zona de conforto. As filhas já não dependem dela, os pais tentam empurrá-la para outros namorados, recusas de emprego. Com tudo saindo do seu controle, Marie-Francine acaba aceitando uma "ajuda" de seu pai: mesmo a contragosto, começa a trabalhar na loja de cigarros eletrônicos do bairro (um projeto "genial" de seu próprio pai). E é ali que ela conhece Miguel (Patrick Timsit), o chef do restaurante ao lado. 

Miguel também passa por uma situação parecida: voltou a viver com a mãe portuguesa e o filho em um apartamento minúsculo, além de ter que trabalhar em um restaurante que não é dele - e onde o gerente não entende nada de seu talento. E em meio a conselhos amorosos truncados e indiscrições generalizadas, acompanhamos a amizade entre os dois crescer e se transformar.

Marie-Francine e Miguel (Timsit): como não amar esses dois?
O maior trunfo de 50 São Os Novos 30 é o carisma dos personagens: não tem como não se afeiçoar à Marie-Francine ou Miguel. Eles são reais, gente como a gente - sem excessos, consciente e deliciosamente imperfeitos. E, apesar disso, os personagens sabem rir de si próprios (o que é um alívio e um alento). As situações são absurdas não ao ponto do inacreditável, mas duramente reais: algumas das palavras mais ácidas que Marie-Francine ouve, por exemplo, são de sua própria mãe - mas nem por isso ela se torna uma carrasca por dizê-las. Além disso, a forma verdadeira e sem grandes atos de heroísmo com que a protagonista enfrenta seus dilemas a torna real: uma pessoa que luta como pode, com as armas que tem, que nem sempre consegue enfrentar as situações, mas que ainda não se deu por vencida.

O riso vem fácil nessa comédia romântica leve e divertida, especialmente pelo olhar sagaz das roteiristas Lemercier e Sabine Haudepin: expondo aqueles preconceitos cotidianos, as hipocrisias que às vezes fazemos questão de ignorar e as dificuldades que todo recomeço enfrenta, ambas criaram um gostoso microcosmo atual. O elenco maravilhoso também cria nuances divertidíssimas para os principais personagens que cercam Marie-Francine: além de Timsit e do impagável Podalydés, destaco as interpretações de Helène Vincent e Phillippe Laudenbach. Eles dão vida aos pais de Marie-Francine, literalmente - e a gente se diverte vendo como eles tentam se ajustar à volta da filha. 

Marie-Francine com os pais: cafés da manhã recheados de conselhos amorosos
Diversão garantida para toda a família, uma ótima opção para quem quer fugir dos jogos da Copa do Mundo - ou comer uma pipoquinha depois da maratona de jogos. 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates