- Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Philosopher's Stone) é baseado no livro homônimo escrito pela britânica J. K. Rowling.
- Vários diretores conhecidos estavam cotados para dirigir A Pedra Filosofal, antes da definição de Chris Columbus. Rob Reiner, Terry Gilliam e Jonathan Demme estavam entre os nomes. Segundo os rumores, Steven Spielberg estaria interessado, mas sua ideia erra fazer um longa animado e dar a voz de Haley Joel-Osment (O sexto sentido) a Harry.
- Chris Columbus não é exatamente um diretor excepcional. Ele foi escolhido pois defendia a fidelidade ao livro e por ser bom em trabalhar com crianças. São dele os dois primeiros Esqueceram de mim e Uma babá quase perfeita.
Chris Columbus e o elenco mirim |
- Os direitos de filmagem custaram 1 milhão de libras à Warner Bros. Uma bagatela se considerarmos o quanto toda a franquia faturou até aqui.
- Apenas no primeiros três dias de exibição nos Estados Unidos, o longa arrecadou US$ 93,5 milhões. No Brasil, levou nada menos que 796.587 espectadores aos cinemas no primeiro fim de semana.
- O super-premiado John Williams compôs a trilha sonora do longa. Sabia tudo sobre o compositor de Star Wars e ET.
- As buscas pelo intérprete de Potter foram tão complicadas que uma diretora de elenco abandonou o projeto. Mais de 60 mil garotinhos britânicos fizeram testes para ser Harry. Um deles era William Moseley, que mais tarde foi escolhido para o papel de Pedro Pevensie em As Crônicas de Nárnia. Liam Aiken, o Claus de Desventuras em Série, ganhou o papel. Mas, no dia seguinte, foi dispensado ao descobrirem que ele não era britânico.
- Daniel Radcliffe chamou a atenção de Chris Columbus na produção da BBC David Copperfield. Junto com o produtor David Heyman, ele precisou convencer os pais de Radcliffe, que temiam o assédio da mídia, a deixar o garoto participar da produção.
- Ao saber das audições, Rupert Grint mandou para a produção um vídeo no qual ele fazia um rap sobre como ele queria o papel de Ron Weasley. Já Emma Watson teve seu nome entregue à equipe de elenco do filme pelo seu professor de teatro em Oxford, e teve que fazer mais de cinco entrevistas antes de conseguir o papel.
- Tom Felton não leu nenhum dos livros antes de fazer os testes. Nas audições, perguntaram aos candidatos qual sua parte favorita do livro. Felton respondeu que era a parte de Gringotes, a mesma que o menino anterior respondera. O diretor percebeu o que ele tinha feito, achou engraçado e a cara do Draco, não?
Robbie Coltrane |
- Robbie Coltrane foi a primeira (e única) opção de J.K. Rowling para o papel de Rúbeo Hagrid. Foi o primeiro ator oficialmente contratado. Maggie Smith, a Professora Minerva McGonagall, foi outra escolha pessoal de Rowling para o elenco.
- Richard Harris só aceitou o papel de Alvo Dumbledore porque sua neta ameaçou nunca mais falar com ele caso ele não aceitasse.
- Tim Roth (o Dr. Ligthman de Lie to Me) chegou a ser contactado pelos produtores de Harry Potter e a Pedra Filosofal para interpretar o Prof. Snape, mas recusou o convite pois estava comprometido com a nova versão de Planeta dos Macacos;
- David Thewlis (o Professor R.J. Lupin) era uma das opções o papel de Professor Quirrell, que acabou indo para Ian Hart.
- Warwick Davis, o Professor Flitwick, também interpreta o primeiro duende de Gringotes e dubla Griphook, interpretado por Verne Troyer.
- O primeiríssimo "membro do elenco" a ser escalado foi a coruja 'Ook' de 16 anos, que "interpreta" Edwiges, a coruja de Harry.
J. K. Rowling |
- A autora J.K. Rowling interviu, e muito, durante a produção, a ponto de atrasar o lançamento de A Ordem da Fênix (o livro previsto para 2002 ficou pronto apenas em 2003). Entre suas exigências, ela insistiu para que todo elenco fosse britânico e a história fosse rodada no Reino Unido, porém houve algumas exceções:
Emma Watson, nasceu em Paris.
Eleanor Columbus, filha do diretor Chris Columbus, que interpreta a aluna Susan Bones, nasceu nos EUA.
Madame Hooch |
Zoë Wanamaker (Madame Hooch, a professora de vôo), embora seja conhecida como atriz "britânica", na realidade, é americana. Ela interpreta a professora de quadribol.
- A mãe do ator Alfie Enoch (Dino Thomas) é brasileira.
- Alan Rickman e Robbie Coltrane foram informados por Rowling sobre aspectos ainda não publicados de Snape e Hagrid para ajudar em suas interpretações.
- As cenas do assassinato dos Potter por Voldermort foram escritas por J. K. Rowling, uma vez que, naquela época, ela era a única que sabia o que realmente tinha acontecido.
- Rik Mayall gravou cenas como o poltergeist Pirraça, mas o personagem foi cortado.
- Harry tem olhos verdes, mas no filme são azuis porque Daniel Radcliffe não se adaptou com o uso de lentes de contato.
- A Pedra Filosofal é conhecido como Harry Potter and the Philosopher's Stone em todo país de lingua inglesa, exceto nos Estados Unidos, onde chama-se Harry Potter and the Sorcerer's Stone. Por isso, todas as cenas em que a pedra é mencionada precisaram ser filmadas duas vezes: uma vez como philosopher e outra como sorcerer.
- A Plataforma 9 e 3/4 foi filmada na verdadeira estação de King's Cross, mas entre as plataformas 4 e 5.
- A rua por onde Harry and Hagrid andam até o Caldeirão Furado é a mesma em que Sean Connery espera por Catherine Zeta-Jones em Armadilha (1999).
- Um dos retratos, na cena das escadas que se movem, é uma pintura da segunda mulher do rei Henrique VIII e mãe de Elizabeth I, Ana Bolena: popularmente acreditava-se que ela fosse uma bruxa.
Ana Bolena, canto direito ao lado da porta. |
- Durante as filmagens, Daniel Radcliffe reprogramou o celular de Robbie Coltrane para turco. O ator presiou telefonar para o pai de um membro da equipe, que era turco, para descobrir como é "mudar idioma" em turco.
- No filme, a cicatriz de Harry não é no centro da testa. A localização foi outro pedido da autora, que disse que o posicionamento no centro feito pelos ilustradores do livro fora equivocado, já que sua descrição da cicatriz não especifica o posicionamento exato na testa.
- Rony usa uma jogada chamada Defesa Escandinava, durante o jogo de xadrez Gigante.
Prêmios
Recebeu três indicações ao Oscar nas categorias: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.
Recebeu sete indicações ao BAFTA nas categorias: Melhor Filme Britânico, Melhor Ator Coadjuvante (Robbie Coltrane), Melhores Efeitos Especiais, Melhor Desenho de Produção, Melhor Som, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem.
Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards na categoria: Melhor Revelação Masculina (Daniel Radcliffe).
0 comentários:
Postar um comentário