Home » , , , » O estranho que nós amamos

O estranho que nós amamos




Há algumas considerações a se fazer antes de iniciarmos a conversa sobre esse longa. O estranho que nós amamos (The Beguiled, 2017) é um remake de uma estória adaptada para o cinema: ou seja, é uma atualização da estória sob o viés decididamente feminista da diretora (e ativista) Sofia Coppola. Em linhas gerais, temos a Guerra Civil americana como pano de fundo para a trama de um soldado ferido que encontra refúgio em uma escola para moças. Mas o filme é mais do que apenas isso.

Quando a jovem Amy (Oona Laurence) encontra o Cabo John McBurney (Colin Farrel) ferido, seu bom coração e a boa educação que recebera no internato da Sra. Martha Farnsworth (Nicole Kidman), não pensa duas vezes antes de levá-lo para a mansão. Escondida em meio à mata, cercada pela guerra - porém sem ser diretamente atingida por ela - a casa resiste para dar suporte àquelas que não tem para onde ir. Ao chegar com mais uma pessoa para dividir teto, cuidados e alimento, a garota jamais imaginaria o que viria acontecer depois.

Martha (Kidman) e o cabo McBurney (Farrel): relação tensa desde o início
Martha, pressionada pelas boas maneiras e pela moral de sua religião, aceita cuidar do inimigo mesmo sabendo que ele pode trazer muitos problemas - especialmente com o exército, que volta e meia rondava sua propriedade. Decidida a dar um bom exemplo cristão, parte para a praticidade: com a ajuda da outra adulta da casa, a professora Edwina (Kirsten Dunst), cuida do ferimento do homem e o mantém separado das outras garotas. Sua esperança era de que, assim que estivesse curado, ele fosse embora e a vida voltasse à normalidade.

Mas a rotina do internato, especialmente em tempos de guerra, não era das mais agradáveis. A mera presença de um homem na casa abala as mulheres ali dentro, por muitos motivos. A solidão das mulheres mais maduras e a ânsia de descobrir o amor da joven Alicia (Elle Fanning), a inocência de Amy e Marie (Addison Riecke), a irritação de Jane (Angourie Rice) por não poder praticar sua música - tudo é afetado pelo cabo, que consegue criar uma relação com cada uma delas.

Edwina (Dunst): um belo pássaro engaiolado
Aos poucos, conforme o tempo passa e ele demonstra melhora, as interações aumentam. Se antes apenas sua pequena amiga Amy lhe parecia amigável, agora ele já era convidado a jantar e fazer orações. Conforme a intimidade aumenta, a tensão também cresce e John começa a se preocupar com o que será de sua vida fora daquelas paredes acolhedoras. Lá fora, somente o que lhe espera é a guerra, e as duras leis que terá que enfrentar por sua deserção. E é aí que o filme surpreende.

Até então, o espectador mais desatento poderia esperar um romance vitoriano tradicional, com as tensões se dissolvendo até que os amantes se unissem em felicidade plena pela eternidade; porém esse não é um conto de amor. O estranho que nós amamos mostra o quão destruidor pode ser uma relação desigual, independente de quem esteja envolvido. A forte crítica ao machismo do cabo John (que eu não explicarei propositalmente, para não virar um spoiler - mas que muita gente já pode imaginar o que seja) fica evidente na mudança de comportamento delas. A lição que parece ser dada a nós é "todas as mulheres são afetadas". Há um contexto sexual forte e óbvio, mas até as mais inocentes sofrem com as consequências.

As meninas se enfeitam para um jantar na companhia do cabo John
O fato de estarem insatisfeitas em um quase-mundo-paralelo não seria tão ruim quanto foi ao abrirem as portas para um desconhecido. Um homem sozinho conseguiu desestabilizar as vidas de todas elas em pouco tempo. E o que será delas depois que tudo acabar? O argumento é como um tapa na cara, para alertar homens e mulheres das pequenas violências cotidianas. Muitos daqueles comportamentos ainda estão refletidos nos dias de hoje - e olhe que estamos falando de uma estória passada durante o século XIX! É necessário empatia para acabar com as diferenças - e esse é, a meu ver, a falha do longa.

Particularmente, senti um certo distanciamento da diretora com as personagens. Ela as retrata, porém não "interage" ou "reage" com elas. A produção, impecável em todos os sentidos (figurino, maquiagem, produção de arte, fotografia, trilha sonora), soa fria e distante. Pode ter sido um recurso intencional - incrivelmente inteligente - de retratar exatamente essa ideia de "bolha" em que as mulheres viviam, mas me incomodou o fato de eu não me apegar a nenhuma das mulheres mesmo que tenha rolado uma identificação. Afinal, quem nunca se sentiu preso às obrigações e deveres? Quem nunca teve sonhos frustrados? Quem nunca teve medo do futuro? Exatamente por isso fiquei um tanto decepcionada por não ter me apegado a nenhuma delas.

Nicole Kidman como Sra. Martha: bom trabalho, embora fosse mais interessante alguém mais austera

O elenco extremamente reduzido - basicamente, só estão em cena os oito atores principais - é bastante exigido: é como se houvesse uma lupa em cima de cada um dos personagens, e qualquer deslize seria fatal. Para tanto, tiro o meu chapéu para eles. Até mesmo as mais jovens e menos conhecidas atrizes estão impecáveis em seus papeis. Minha única ressalva, talvez, tenha sido a escolha de Nicole Kidman para a dona do internato: creio até que ela fez um belíssimo trabalho, mas a personagem que interpreta, se fosse dada à uma atriz que aparentasse mais idade e mais austeridade, seria ainda mais interessante. 

Contudo, minhas ressalvas são muito particulares - apenas detalhes que não devem atrapalhar nem a experiência do longa nem o debate que ele deve (e merece) trazer à tona. Por tudo isso, O estranho que nós amamos é um filme que merece ser visto e avaliado, pensado e estudado. Um filme que, com certeza, vai render muito papo com os amigos depois da sessão. Obrigada, Sofia.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates