De Carona Para o Amor


Uma comédia divertida, ácida e que beira o politicamente incorreto, mas que faz a gente refletir enquanto se diverte: assim é De Carona Para o Amor (Tout Le Monde Debout, 2018). O roteiro de Franck Dubosc - que também assina a direção e protagoniza o longa - não traz novidades ao gênero, mas usa de maneira inteligente os elementos que fazem sucesso em Comédias Românticas. Prepare-se para conhecer um carismático e quase repulsivo homem de negócios que vai aprender na marra que mentira tem perna curta.

Jocelyn (Dubosc): folgado, mulherengo, mentiroso compulsivo - e ainda assim, super carismático
Jocelyn (Dubosc) é um alto executivo de uma empresa de produtos esportivos. Com a agenda atribulada, não tem tempo para envelhecer nem para manter uma namorada fixa - sequer tem tempo para a própria família. É quando ele recebe a notícia de que sua mãe faleceu e sua vida muda completamente: ao visitar o antigo apartamento dela, ele conhece a nova vizinha bonitona, Julie (Caroline Anglade). Ela, por tê-lo encontrado sentado na cadeira de rodas da mãe, acredita que ele seja cadeirante. Ele, querendo aproveitar da piedade da cuidadora, não a desmentiu. Mas ele vai ter que aumentar as mentiras quando for conhecer a família dela.

Julie (Anglade) apresenta a irmã, Florence (Lamy) a Jocelyn: o encontro não saiu muito bem como ele esperava

Acreditando que estava mais perto de ter um caso com a jovem, ele se vê em maus lençóis ao ser apresentado à irmã mais velha de Julie, Florence (Alexandra Lamy). Ela é cadeirante de verdade (e não de mentirinha, como Jocelyn) e Julie achou que poderia arrumar um encontro para os dois. Enquanto Jocelyn tenta se virar para parecer um inválido, Florence prova para ele o quanto uma pessoa com necessidades pode ser viva e ativa: ela joga tênis, é musicista, vivaz, alegre e de bem consigo mesma. Isso mexe com as perspectivas de Jocelyn, que agora não sabe como sair dessa enrascada sem perder a mulher que ama.

Marie (Zylberstein): a hilária secretária apaixonada
O maior trunfo desse filme é não ter medo do ridículo - nem do julgamento. Em alguns momentos as piadas podem parecer grosseiras, mas é apenas um retrato da falta de tato a que todos nós somos passíveis se não nos interessarmos pelo tema. A maioria das situações absurdas pelas quais o protagonista passa foram complicações que ele mesmo causou por causa de suas mentiras e insegurança disfarçada de dominância. É genial, e genuinamente divertido vê-lo se enroscar nas próprias mentiras enquanto toma consciência do quão ridículo está sendo. 

A cena mais romântica do filme: o segundo encontro de Jocelyn e Florence
Mas nada disso seria bom sem o excepcional desempenho do elenco. Mesmo os personagens que tem participações pequenas tem seu momento de brilho, como a atrapalhadíssima e apaixonada secretária Marie (Elsa Zylberstein, absolutamente hilária) ou o melhor amigo e médico proctologista Max (Gérard Darmon) - que é fundamental na jornada de desconstrução de Jocelyn. Um filme que promete agradar ao público, que soube usar os clichês de gênero a seu favor, De Carona Para o Amor é uma ótima pedida para quem procura uma comédia romântica que foque mais na diversão, porém sem se esquecer do romantismo. 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates