Home » , , , , , » Animais Fantásticos - Os Crimes de Grindelwald

Animais Fantásticos - Os Crimes de Grindelwald


Animais Fantásticos - Os Crimes de Grindelwald (Fantastic Beasts - The Crimes of Grindelwald, 2018) é a nova história do universo bruxo criado pela autora J. K. Rowling e chega para aprofundar as questões pinceladas no filme anterior, Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016). Ainda seguindo os passos de Newt Scamander, vivido por Eddie Redmayne, começamos a descobrir mais sobre a personalidade do grande vilão Gellert Grindelwald (Johnny Depp) e seu grande plano para o mundo bruxo. Iniciado como uma consequência direta das ações desenroladas em território americano - onde,  depois de muita confusão e destruição, Newt ajudou o Ministério da Magia Americano a capturar Grindelwald - o longa de David Yates traz algumas boas surpresas para os fãs.

*Aqui é preciso dizer: não há como comentar Os Crimes de Grindewald sem dar algum spoiler para quem ainda não viu o longa anterior. Portanto, não deixe de fazer o dever de casa.

Newt (Redmayne) e seu inseparável tronquilho: descontração antes da conversa séria no Ministério a Magia
Depois que Newt foi descoberto transportando ilegalmente animais fantásticos em território americano, o bruxo está impedido de sair da Inglaterra novamente. Mas agora há uma oportunidade para ele: seu irmão Teseu Scamander (Callum Turner) é chefe dos aurores e gostaria de lhe oferecer um emprego na função para que ele pudesse fazer o que mais gosta - voltar a viajar e encontrar criaturas mágicas. Nessa conversa, ele descobre que o jovem Credence Barebone (Ezra Miller) sobreviveu aos acontecimentos em Nova Iorque e está de novo sob ameaça. Ele ainda é o hospedeiro de um parasita mágico (um obscurus) e está na mira dos Ministérios da Magia de todo o mundo. Por ser potencialmente perigoso, a ordem é executar o rapaz - e é exatamente por isso que Newt rejeita a proposta.

Nagini (Kim) e Credence (Miller): tentando encontrar seu lugar no mundo
Em sua saga pessoal para descobrir quem realmente é, Credence se junta a um circo e vai para Paris em busca de alguma pista sobre sua família - alheio à toda atenção que desperta. Quem está atrás de seu paradeiro é ninguém menos que o próprio Grindelwald, que conseguiu escapar da prisão americana, assim como Tina Goldstein (Katherine Waterston) - a auror americana que cruzou o caminho de Newt. Ela tenta desesperadamente encontrar o jovem antes de todos, pois sabe do risco que ele corre de ambos lados. Grindewald está se movimentando na surdina; e algumas das cartas que tem na manga vão desencadear uma reação no mundo bruxo jamais vista antes.

Jacob (Fogler) e Tina (Waterston) envolvidos na procura de Credence
Completando o quarteto principal da aventura anterior, temos Queenie (Alison Sudol) e Jacob Kowalski (Dan Fogler) - o humano não-mágico - tentando se ajustar em um mundo que não os aceita: apesar de ambos acreditarem que o amor entre eles é mais forte que qualquer lei restritiva, ambos tem perspectivas diferentes sobre como lidar com essa situação. E a situação amorosa de Newt, também explorada aqui, não é das melhores: reencontrando Leta Lestrange (Zoë Kravitz), um amor do passado e hoje noiva de seu irmão, ele precisa acertar as coisas com Tina - que ficaram estranhas depois dele ter retornado para a Inglaterra.

Queenie (Sudol): tempos sombrios, escolhas difíceis
Costurando passado e presente, amor e política, magia e humanidade, o roteiro assinado pela própria J. K. Rowling explora temas atuais como preconceito, posicionamento político, questionamento e escolhas de forma magistral, balanceando aventura, drama e romance em porções iguais. Usando de artifícios cômicos como as formidáveis criaturas, tanto novas quanto velhas conhecidas (incluindo o fofo Pelúcio, que agora tem uma pequena prole larápia), e o bom humor dos personagens em doses pontuais para equilibrar a tensão, a densa trama trata de assuntos sérios e traz para a reflexão pós-sessão. Mais sombrio e complexo que o primeiro, o amadurecimento soa natural e prediz que a sequência será ainda mais intrigante - e os fãs mal podem esperar.

Grindelwald (Depp): vilão sedutor e quase carismático, típico estadista
Apesar do carisma e do protagonismo do quarteto Newt, Tina, Jacob e Queenie - cujas ações e reações terão influência direta nos acontecimentos - é preciso destacar as participações de Depp e de Jude Law como Alvus Dumbledore. Depp, mesmo no olho do furacão por conta da manifestação contra ele participar do projeto, entrega uma atuação concisa e precisa, sem afetações - e isso é um alívio. Mais que correto, porém sem ser espetacular, faz de Grindelwald um vilão ainda mais fácil de amar odiar do que o Voldemort, antagonista da saga do herói-mirim Harry Potter. E Jude Law encontrou o tom perfeito para o jovem Dumbledore: elegante, poderoso, divertido, astuto, reservado e imprevisível, sua pequena - porém importantíssima - participação promete ser expandida até o fim desta saga. E nós mal podemos esperar para ver!

Dumbledore (Law) em ação: entre a razão e o coração, fazendo o que é possível
Contar mais sobre o enredo do filme é estragar a ótima experiência de descobrir junto com os personagens o que vai acontecer; e tentar decifrar qual será o próximo passo, o próximo erro, é a grande vantagem de acompanhar essa parte do Mundo Mágico criado por Rowling: é algo inédito, algo que não temos nenhuma pista do que vai acontecer a não ser teorias e suposições. As expectativas estão altas, e elas são devidamente cumpridas - com respostas dadas a seu tempo e novas grandes questões são levantadas. É como desembrulhar um presente de Natal antecipado, perde metade da graça. Então, a dica é ficar atento: apesar do incrível trabalho de produção (com figurino, cenografia e fotografia espetaculares) e dos esfeitos especiais, há muitos segredos revelados nas entrelinhas, conexões com o passado e o futuro - na saga de Harry Potter - estão espalhados por todo o longa.

Não faça como o zouwu (essa criatura esquisita e superveloz) que se distrai fácil: muito conteúdo
Animais Fantásticos - Os Crimes de Grindelwald ainda tem algumas surpresas boas para os saudosos de Hogwarts e da aura de escola de magia - cenários e personagens queridos dos fãs aparecem, mesmo que não da forma como se espera. Talvez a maior delas seja a presença da Nagini, que terá sua origem mostrada e explicada (para quem não fez a associação, Nagini é a cobra que acompanhava Voldemort para todos os lados). Tudo isso somado a incríveis cenas de ação, aos novos animais fantásticos, ao amor em todas as suas formas, à Paris dos anos 1930 recriada com maestria, e à expectativa de uma continuação eletrizante - além de um final bombástico, diga-se - tornam o filme imperdível. 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates