Home » , , , , » Robin Hood - A Origem

Robin Hood - A Origem


Robin Hood - A Origem (Robin Hood, 2018) é uma aventura que busca renovar o mito do ladrão que rouba dos ricos para dar aos pobres, como ficou conhecido esse anti-herói. Usando de uma linguagem mais acessível e trazendo toques modernos para a clássica estória medieval, o longa escrito por Ben Chandler - que também assina o roteiro com David James Kelly - e dirigido por Otto Bathurst tem mais falhas que acertos.

Marian (Hewson) e Robin (Egerton): amor entre ladra e nobre transforma a vida de ambos
Robin de Loxley (Taron Egerton, de Kingsman) é um aristocrata que se apaixona por uma ladra, a bela Marian (Eve Hewson). Antes que os dois tenham a oportunidade de viver um amor de conto-de-fadas, a guerra chega e Robin é convocado para as Cruzadas. Em uma de suas investidas de rotina, seu grupo é emboscado e ele quase perde a vida nas mãos de um mouro - a quem os ingleses combatiam - mas é salvo no último minuto quando o reforço inglês chega. E é ao ver como eles tratam os prisioneiros de guerra que Robin percebe que há algo errado naquela guerra.

Robin (Egerton) em missão das Cruzadas: há algo de errado com esta guerra
Ele se rebela contra seu superior e liberta os prisioneiros, num ato de traição. Por essa insubordinação, é punido com a deportação apenas para descobrir que tinha sido dado como morto e seu patrimônio apropriado pelo xerife de Nottingham (vivido por Ben Mendelsohn). Ao descobrir que até mesmo Marian havia seguido em frente - ela largou a vida de roubos e se dedicava a cuidar dos pobres operários das minas, além de ter se casado com outro homem, Will (Jamie Dorman), que também lutava pela causa operária - Robin acha que chegou ao fundo do poço. É nessa hora que surge uma ajuda inesperada: o homem que quase o tinha matado e cuja vida ele salvou, o mouro conhecido como John (Jamie Foxx), o seguira até ali e o convoca a participar de seu plano para acabar com a guerra que destruiu as vidas de ambos.

John (Foxx) e Robin: aliança improvável
E é exatamente aqui o maior erro do filme: ao recriar a origem do ex-rico-que-se-torna-ladrão-para-ajudar-os-pobres, o argumento e o roteiro esvaziam por completo o mito de Robin Hood. Não é ele quem descobre o que está realmente acontecendo por vontade própria, nem mesmo dele é o plano de vingança que se desenrola na tela. Se pensarmos bem, nem mesmo a motivação romântica funciona para ele. No fim, ele que era para ser o coração e a alma da revolução das classes mais baixas contra o poder e a ganância dos ricos e poderosos acaba sendo retratado apenas como um símbolo vazio - exatamente como os estranhos capuzes pregados nas portas das casas no filme. Uma alegoria rasa e mal ajambrada, mas que define muito bem o que é esse Robin Hood - A Origem.

O xerife de Nottingham (Mendelsohn): figurino moderno
Existem coisas muito incongruentes no filme, apesar das boas cenas de ação e da boa participação de Tim Minchin como o Frei Tuck, amigo de Robin e alívio cômico (que realmente funciona). A começar pelo figurino, que mistura toques contemporâneos, como jaquetas de couro e cortes modernos nos casacos masculinos, com outros figurinos medievais sem um critério muito claro. Os diálogos são sofríveis - com direito a frases do tipo "para-choque de caminhão" usadas como "motivacional do dia"; as atuações de medianas para baixo decepcionam, principalmente por haver nomes de peso como Foxx e Mendelsohn ali no meio. 

Frei Tuck (Minchin), amigo de Robin, é um dos poucos acertos do filme
Mas, ao que tudo indica, haverá uma continuação mais à frente - a gênese, afinal, não foi somente a do herói, mas também de um novo vilão. Só nos resta aguardar para saber se a sequência conseguirá ao menos minimizar os problemas desse longa e trazer algo de realmente inovador - caso contrário, seria melhor evitar o desgaste.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates