Dumbo


Dumbo (Dumbo, 2019) chega aos cinemas nesta quinta, 28, cumprindo a missão de atualizar um dos maiores clássicos da animação dos Estúdios Disney: acrescentando personagens humanos e uma trama dramática ao mundo circense onde o orelhudo vive suas aventuras, o longa de Tim Burton tem um roteiro de poucas surpresas, mas bastante eficiente e que homenageia o original em detalhes sutis.

Holt (Farrell) e os filhos Milly (Parker) e Joe (Hobbins): recomeçando a vida ao lado do filhote da Sra. Jumbo - que ainda não tinha nome
As crianças Milly (Nico Parker, filha da atriz Thandy Newton) e Joe (Finley Hobbins) aguardam o retorno do pai, Holt Farrier (Colin Farrell), junto de seus amigos - que se tornaram sua família - circense. O circo dos Irmãos Medici já teve dias melhores, mas suas atrações enfrentam as dificuldades mantendo-se unidas. Holt retorna da guerra mutilado, o que compromete ainda mais seu show com cavalos: além de ter perdido a esposa e parceira de picadeiro, até os cavalos foram vendidos por Max Medici (Danny DeVito), o dono do circo. Sua nova função, agora é tratar dos elefantes - em especial da Sra. Jumbo, que espera um filhote para breve.

Milly ajuda a dar banho em Dumbo: vida nova depois do talento descoberto
Almejando lucro, Max anuncia que o filhote será uma atração para o circo. Ao nascer, o bebê elefante tem as orelhas muito maiores do que o normal e se mostra bastante atrapalhado (o que não é nada promissor para um futuro artista de circo). Mas em um pequeno incidente, o pequeno Dumbo descobre que pode usar suas enormes orelhas para voar e, com a ajuda da família Holt, consegue se apresentar no picadeiro e evitar que a apresentação seja um fracasso - o sucesso, aliás, desperta a atenção do ganancioso Valentine Vandevere (Michael Keaton). Dono da Dreamland, um conglomerado de atrações circenses que ele garimpa pelo país, ele acredita no potencial do pequeno elefante voador como a maior atração de seu circo e não medirá esforços para obtê-lo.

Vandevere (Keaton) e Max (DeVito): duas formas de viver do espetáculo
A primeira coisa a impressionar no filme é a qualidade dos efeitos digitais. O elefante Dumbo é extremamente realista, e a emoção está garantida com seus expressivos olhos. O visual circense e ligeiramente sombrio é de encher os olhos: cenário, maquiagem e figurino não são menos do impecáveis. Detalhes inesquecíveis do original, como o ratinho usando as mesma roupinha de Timóteo (que, no longa de 1941, era o melhor amigo de Dumbo) e os elefantes dançantes (como na alucinação de Dumbo), são fofos e de identificação imediata para os fãs. Mas, apesar de ser o protagonista da estória, Dumbo divide os holofotes da ação com a família Holt.

Os efeitos especiais são incríveis, e as reações humanas de Dumbo soam orgânicas enquanto emocionam o público
A personagem Milly é uma inspiração para meninas: ela busca respostas na ciência para ajudar seu novo amigo, e não se deixa levar pelas influências ou descrença alheia - ela continua a acreditar em seus sonhos. Sendo esse um grande acerto, os personagens de Joe e Holt ficam um pouco frouxos. Os outros personagens do circo, tanto de Dreamland quanto do Irmãos Médici, ficam meio descartados: de fato, não vemos muito deles antes do momento em que são cruciais para a ação. A sensação é que, em meio a tantos talentos, nenhum se destacou - e o mesmo se diz para o elenco, recheado de grandes nomes porém com atuações apenas satisfatórias. 

Milly entre o sonho (representado por Max) e a realidade (representado por Holt): o sonho possível
Dumbo é, portanto, uma boa versão para a estória do elefante voador mais amado da ficção. A mensagem de respeito às diferenças, amizade, coragem e superação ganha uma roupagem nova e eficiente, contextualizando a fábula para o século 21 enquanto mantém o charme dos anos 1940 em seu design. 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates