Shazam!


Shazam! (Shazam!, 2019) é a prova de que as piadas sobre as adaptações ruins da DC para o cinema estão com os dias contados. Depois dos sucessos de público e crítica de Mulher Maravilha e Aquaman, a estreia de mais um filme de gênese sobre heróis da franquia vem reforçar a guinada: definindo um novo estilo, mais equilibrado entre drama e comédia sem negligenciar as sequências de ação, o personagem, pouco conhecido por quem não é "iniciado", tem uma chance de ouro de entrar para o panteão dos grandes heróis reconhecidos pelo grande público. Divertido e com trama fácil de ser compreendida, o roteiro faz o interesse da audiência crescer aos poucos e não decepciona quando chega ao clímax. 
O menino Thad é levado a um templo onde tudo vai começar: a origem do vilão marca o início cronológico da trama
Usando uma lógica cronológica para a criação do herói, foi preciso começar a história de um jeito diferente: mostrando os vilões. O menino Thad Silvana (Ethan Pugiotto) viaja com o pai e o irmão para a casa do avô quando acaba sendo transportado para um lugar mágico, destacado do espaço e do tempo. Fora convocado pelo Mago Shazam (Djimon Houson) para ser testado e se provar um Campeão da Humanidade, um herói capaz de receber os poderes mágicos de Shazam (uma sigla que reúne poderes de deuses e heróis mitológicos) e de combater os Sete Pecados Capitais. Encantado com a possibilidade de provar para o pai e o irmão que não é um inútil, Thad se deixa seduzir pelo poder - o que o torna indigno aos olhos do Mago e acaba sendo expulso do lugar. Aquilo marcará para sempre a vida do garoto. O Mago Shazam, por sua vez, não desiste de encontrar seu substituto e lança um feitiço para encontrar um jovem puro de coração - não importa quanto tempo passará. 

Billy (Angel) e Freddy (Grazer): uma amizade que não começa com o pé direito
Assim, chegamos aos dias atuais e ao encrenqueiro Billy Batson (Asher Angel, da série Andi Mack). O garoto se perdeu da mãe quando criança, mas jamais desistiu de procurar por ela. Por isso, vivia fugindo de institutos para menores e da adoção - até ser acolhido pela família Vásquez. Lá, seus pais adotivos Victor (Cooper Andrews) e Rosa (Marta Milans) cuidam de seus outros filhos adotivos em um lar um pouco caótico, mas repleto de amor. As crianças recebem Billy à sua forma: Eugene Choi (Ian Chen) é o nerd viciado em videogame que mal o percebe chegar, Darla Dudley (Faithe Herman, a Annie de This Is Us) é a amorosa caçula, uma atarefada Mary Bromfield (Grace Fulton, de Revenge), o introvertido Pedro Peña (Jovan Armand, de The Middle) e o nerd Freddy Freeman (Jack Dylan Grazer, de It: A Coisa), seu novo companheiro de quarto.

Thad cresceu e se tornou o Dr. Silvana (Strong), o arquiinimigo de Shazam
Apesar da nova família parecer legal, Billy ainda não se encaixa - mesmo seus irmãos fazendo de tudo para que ele se adapte melhor à casa e à escola. Arredio, ele evita muito contato com os novos irmãos - mas tudo muda quando ele é encontrado pelo feitiço do Mago Shazam e acaba recebendo os poderes dele - a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, o vigor físico de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio. Transformado em um adulto superpoderoso de uma hora para a outra, o garoto Billy vai precisar de todo o conhecimento nerd de Freddy para se adaptar à nova situação. Mas ao mesmo tempo em que surge o novo Shazam (interpretado na parte adulta por Zachary Levi), emerge o vilão Dr. Silvana (Mark Strong, o Merlin de Kingsman) - a versão adulta do pequeno Thad, obcecado em descobrir mais sobre sua estranha experiência em um mundo paralelo para se vingar do Mago que o renegou.

Descobrindo os próprios poderes: um herói não-convencional e genuinamente divertido
O apelo cômico de um super-herói que é, na verdade, uma criança, podia ter descambado para o humor pastelão e tornado Shazam! um erro catastrófico, mas alguns ingredientes não deixaram essa receita desandar. Primeiro acerto, o elenco mirim. A escolha de Grazer para interpretar Freddy Freeman e o carisma dos outros envolvidos foi um tiro certeiro. Segundo, a escolha de enxugar o roteiro para o mínimo necessário e a forma linear de contar a estória. A cadeia de eventos está toda conectada, com uma crescente de riscos até o confronto inevitável - e mesmo com várias homenagens escondidas para os fãs, é possível para todos acompanharem o desenrolar da trama. Mas o ingrediente mais importante é, sem dúvida, o bom humor. Leve, divertido, ingênuo, sarcástico, pontuado. Não há excessos nesse quesito (embora alguns exageros sejam permitidos na interpretação de Levi, mas que não comprometem o desempenho dele nem o do filme), e as situações não são forçadas para que haja comicidade. Méritos para os roteiristas Henry Gayden e Darren Lemke e a direção de David F. Sandberg (Annabelle 2), que claramente deixou os atores confortáveis em cena e orquestrou a produção com segurança e objetividade. Outros pontos positivos são a maravilhosa trilha sonora e os efeitos especiais, que não roubam a cena. 

As crianças Pedro (Armand), Eugene (Chen), Freddy, Darla (Herman) e Mary (Fulton) são um dos muitos acertos do filme
Assim, Shazam! pode surpreender o espectador que não espera muito do filme do herói, deve agradar aos fãs - que há décadas esperam vê-lo voltar à popularidade que teve no passado - e pode renovar seu público (ao sair da sala de cinema, acredito que muitos procurarão saber mais sobre o herói), sendo capaz de agradar também aos pequenos. Aguardem a sequência de créditos, pois há duas cenas finais (uma é importante, a outra é engraçadinha). E já posso dizer que estamos ansiosos por uma nova aventura - e, quem sabe, uma possível participação nas sequências da Liga da Justiça.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates