Home » , , , , » Um Ato de Esperança

Um Ato de Esperança


Um Ato de Esperança (The Children Act, 2017) é um filme de tribunal atípico: mais focado na vida pessoal da figura da juíza do que dos advogados ou partes envolvidas no caso, revela como é difícil para uma autoridade se manter imparcial em decisões judiciais e ainda equilibrar trabalho e vida pessoal. Esse é o grande mérito do filme de Richard Eyre: baseado no romance homônimo de Ian McEwan, que também assina o roteiro do longa, foca em um período conturbado da vida da juíza Fiona Maye (Emma Thompson) e nas consequências inesperadas de suas decisões.

A juíza de família Fiona Maye está em um estágio delicado da vida: em um ótimo momento de sua carreira, seu casamento está próximo do ponto de ruptura. O distanciamento necessário que Fiona criou para se manter lúcida e julgar questões delicadas em seu trabalho a impedem de se reconectar com o marido, Jack Maye (Stanley Tucci). Ainda há amor entre o casal, mas já não há intimidade. E após um difícil veredito em um caso polêmico de bebês siameses, com toda a pressão da opinião pública sobre ela, Jack manifesta o desejo de ter um caso extraconjugal - e é aqui onde começam suas dificuldades.

Fiona Maye (Thompson): bem-sucedida na carreira, mas com a vida pessoal bagunçada
Ainda emocionalmente abalada, ela precisa julgar uma emergência: o hospital busca autorização para fazer uma transfusão de sangue em um jovem com leucemia, um procedimento padrão para a doença, mas que o paciente se recusa a receber por conta de sua fé. Ele e sua família são Testemunhas de Jeová, e sua crença não permite tal procedimento por acreditarem que Deus habita no sangue das pessoas. Como a saúde do rapaz está deteriorando rapidamente, é preciso agir rápido. Fiona, então ouve os depoimentos dos médicos responsáveis e dos pais do jovem, que reforçam que ele próprio estava convicto de sua decisão. É quando ela decide visitar o jovem no hospital antes de dar o veredito, algo totalmente inusitado e jamais visto antes, para chegar a uma conclusão.

Fiona e o marido, Jack (Tucci): o distanciamento entre eles não foi percebido por ela
O jovem Adam Henry (Fionn Whitehead, de Dunkirk), apesar de muito doente, parece extremamente vivaz e convicto de sua fé. Mas a breve visita da juíza implanta no rapaz uma semente de esperança que ele não imaginava, e a partir desse encontro e da decisão dela em autorizar o procedimento à revelia da fé da família transformará a vida de todos os envolvidos. Fascinado pela figura da  juíza e com um novo mundo de possibilidades à sua frente, o jovem torna-se obcecado com ela - uma paixão inocente e arrebatadora que vai balançar ainda mais os alicerces da mulher por trás da máscara profissional.

Adam (Whitehead): um novo mundo de possibilidades à sua frente
O melhor desta trama é fazer com que o espectador perceba que não é nada fácil a vida de um juiz de família. Manter-se lúcido e não se deixar levar pela emoção em casos tão delicados sem perder a humanidade é uma tarefa quase hercúlea. Fiona é belamente retratada nesse sentido: ela sofre pelo iminente rompimento de seu casamento, mas luta para se manter eficiente no ofício que tanto ama. Nesse sentido, de revelar a humanidade dos personagens em detalhes sutis, o filme é um primor. O trio de atores principais, Thompson, Tucci e Whitehead, entrega excelentes performances que complementam essa composição. 

Adam e Fiona: uma relação delicada e perigosa
Mas, em uma segunda análise, há algo que incomoda na avaliação. A obsessão de Adam é claramente um traço de personalidade psicótica: ele se torna um stalker (perseguidor), e romantizar esse tipo de comportamento é um erro. Nesse sentido, perde força o argumento de "abalo emocional" que a personagem Fiona sofre, pois ela se torna uma vítima - mesmo que o perseguidor não tenha uma postura hostil. Outra coisa é insistir no estereótipo da mulher bem-sucedida profissionalmente e que não consegue manter a harmonia do lar. O clichê do marido que vai procurar algum prazer fora do casamento porque a mulher se dedica "demais" ao trabalho também está ali, mesmo que contextualizado de outra forma. 

Um Ato de Esperança vale o ingresso principalmente pelas excelentes atuações e pelas reflexões profundas ao final do filme: definitivamente, é uma estória que leva a repensar muitas situações, como fé, justiça, equilíbrio, relações pessoais.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates