Um Banho de Vida


Um Banho de Vida (Le Grand Bain, 2018) chega aos cinemas trazendo um olhar atento e sensível a um dos grandes problemas desse século: a depressão clínica. De forma bem humorada e inteligente, e contando com excelentes performances do elenco, o diretor Gilles Lellouche traz vida ao roteiro e esperança aos que passam por situação semelhante: encontrar um foco e um grupo de apoio, por menos convencionais que sejam, pode fazer toda a diferença.

Bertrand (Almaric) e Claire (Fois): na alegria e na tristeza, um casamento de verdade
Bertrand (Mathieu Almaric) sofre de depressão há algum tempo e não consegue mais um emprego. Sua mulher, Claire (Marina Fois), é quem comanda a casa e os filhos - compreensiva, ela entende que o marido não está em suas melhores condições, mas continua a amá-lo e respeitá-lo, além de incentivá-lo a melhorar. Uma postura bem diferente do resto da família: seus filhos já não o respeitam e sua cunhada, Clem (Mélanie Doutey), aproveita para incentivar a irmã a desistir do casamento em descompasso. 

Os atletas: Basile (Ivanov), Simon (Anglade), Avanish (Tamilchevan), Thierry (Katherine), Marcus (Poelvoorde), Bertrand e Laurent (Canet)
Procurando alguma coisa que o faça recuperar a vontade de viver, Bertrand descobre um grupo de nado sincronizado masculino por um anúncio num mural. Ele decide se matricular e lá vai conhecer a professora Delphine (Virgine Efira), uma ex-atleta profissional que também parece um tanto perdida na vida, e o grupo mais desconjuntado e descoordenado de nadadores sincronizados. Já treinavam com Delphine: Laurent (Guillaume Canet), um operador de máquinas de caldeira obcecado com perfeição; Marcus (Benoît Poelvoorde), um vendedor de piscinas enrolado em dívidas; Simon (Jean-Hugues Anglade), um músico e compositor que trabalha no refeitório do colégio da filha que ainda vive o sonho do estrelato; Thierry (Phillipe Katherine), o guardião de piscinas que mais parece uma criança grande; Basile (Alban Ivanov) e Avanish (Balasingham Tamilchevan), uma dupla que parece não falar coisa com coisa, mas que se entendem mutuamente.

Ajudada por Thierry, Amanda (Bekhti) treina o grupo na ausência de Delphine
Sendo caçoados por todos por se dedicarem a um esporte majoritariamente feminino, o grupo encontra forças nos encontros semanais: se dentro da piscina o rendimento é quase nulo, no pós-aula eles são um grupo de terapia (in)voluntário. Compartilhar seus problemas, sem serem caçoados, sempre se perdoando pelos excessos que às vezes cometem, é o que une esses homens. Tudo funciona bem até dois eventos acontecerem: eles resolvem se inscrever para competir no mundial de nado sincronizado masculino e Delphine abandona o grupo por motivos pessoais. É a vez de Amanda (Leïla Bekhti), a professora cadeirante do grupo feminino, entrar em cena e fazer com que eles não desistam de competir.

Delphine (Efira): empatia e esforço não se ensinam, mas transformam a vida de todos
Essa inusitada reunião de pessoas, cada qual com suas dores e seus dilemas, seus jeitos de enfrentar os problemas que aparecem - geralmente nos piores momentos - é que tornam Um Banho de Vida um filme especial. A humanidade de cada um dos personagens é tocante, e o espectador é levado a torcer para que todos consigam se superar. São dores cotidianas e jeitos mundanos de se levar a vida, retratados com sensibilidade e bom humor. Os diálogos são precisos: objetivos e afiados, passam mensagens profundas de apoio e cortam preconceitos como navalhas - e os méritos vão para o diretor Lellouche, que, além dos diálogos, assina também o roteiro do longa com Ahmed Hamidi e Julien Lambroschini. A fotografia de Laurent Tangy e a trilha sonora de John Brion também contribuem para essa ser uma experiência deliciosa no cinema.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates