Home » , , , , » A Maldição da Chorona

A Maldição da Chorona


A Maldição da Chorona (The Curse of La Llorona, 2019) faz parte da franquia sobrenatural "A Invocação do Mal", originada no filme de mesmo título de 2013 e que comporta os spin-offs Annabelle e A Freira. Explorando estórias (baseadas em casos reais ou não) de espíritos malignos, demônios e outras coisas assustadoras, o longa de Michael Chaves foca em uma antiga lenda latina não muito conhecida por aqui: a Chorona. Em poucas linhas, ela é o fantasma choroso de uma mulher arrependida de ter afogado seus filhos e que agora vive aterrorizando crianças - e mães - por querer substituí-los com outras crianças.

Anna (Cardellini): vida difícil da personagem, boa atuação da atriz
A assistente social Anna (Linda Cardellini) ficou viúva recentemente e enfrenta uma rotina agitada com os dois filhos, Chris (Roman Christou) e Sam (Jaynee-Lynne Kinchen), e a dedicação que o trabalho exige. Quando duas crianças, que estão sob sua supervisão, deixam de ir à escola por dois dias, Anna se dispõe a averiguar a situação. Lá, ela encontra a mãe dos meninos, Patricia (Patricia Velásquez), agindo de forma estranha e Anna desconfia que ela esteja escondendo algo. Ela encontra os filhos de Patricia e descobre que os dois apresentam ferimentos nos pulsos. Os meninos são levados em custódia para um abrigo da assistência social enquanto a investigação do caso prossegue.

Patricia (Velásquez): acusada pelo crime que tentou evitar
Anna não entende porquê Patricia alegava estar protegendo as crianças, mas tudo muda quando os garotos aparecem mortos em um rio. Patricia acusa Anna de tê-los matado, por ter permitido que a Chorona os pegasse. Sem compreender o que aquilo significa, Anna terá que descobrir o quanto antes como se defender do espírito maligno pois a Chorona já tem novos alvos: os filhos dela.

Anna e os filhos Chris (Christou) e Sam (Kinchen): assombrados pela Chorona
Apesar de uma boa estética e das boas atuações de Linda Cardellini e Patricia Velásquez, A Maldição da Chorona é um fiasco - principalmente se comparado à boa reputação da franquia à qual faz parte. A tentativa de trazer um componente latino como diferencial não funciona porque o roteiro é muito fraco. Há lacunas enormes sobre o comportamento humano e a criação das lendas - a sensação é de que alguém tentou resumir uma estória complexa para alguém com pressa, e desse relato nasceu o roteiro. São os pequenos detalhes que dão credibilidade à lenda e dão similaridade ao cotidiano, e há muitas incongruências aqui. Por exemplo, a rotina da mãe que não tem com quem deixar os filhos para trabalhar é uma realidade, mas ninguém jamais levaria uma criança a uma cena de crime. Outro exemplo, a lenda mexicana atravessou a fronteira (geralmente as lendas são locais; se acabam aparecendo em outro lugar, há algum motivo) e não é explicado como nem porquê. Ou seja, sem essas informações, o que o espectador tem a fazer é esperar o momento do susto - e ele é exatamente igual a todos os outros já vistos antes. 

Uma das poucas causas de tensão no filme envolvem a pequena Sam e um banho de banheira
O diferencial da trama se perde com a opção de se apoiar nos clichês da fotografia sombria e da maquiagem apavorante ao invés de usá-los a favor da estória. Os efeitos especiais, aliás, são até bons e há alguns truques de edição bem-feitos, mas falta o clima de tensão. Em momento algum o filme me causou medo ou a sensação de agonia paralisante que a impotência frente a algo maléfico/sobrenatural costuma causar, e receio que tampouco os cause nos fãs do gênero. Uma pena, pois é preciso que haja mais diversidade nas estórias contadas e ver um passo arriscado como esse (trazer ao público uma estória pouco familiar) dar errado é quase certeza de que não voltarão a insistir no tema por um bom tempo.

O curandeiro Rafael (Cruz) é a última esperança de Anna para salvar seus filhos
Atenção a um personagem apresentado aqui: o curandeiro Rafael  Olvera (Raymond Cruz) parece ser o tipo perfeito de personagem que serve de elo com as possíveis próximas sequências do universo sobrenatural criado pelo produtor James Wan. Fica clara a opção de fazê-lo o combatente do mal que o catolicismo (representado pelo Padre Perez [Tony Amendola] presente na franquia, em pequena participação aqui) e rituais de exorcismo clássicos/canônicos não são capazes de resolver. O Curandeiro pode funcionar: ele é a pitada certeira de humor sarcástico, e a aura de mistério em torno do passado do ex-padre instigam a curiosidade sobre ele - mas é preciso que haja espaço para que se destaque (e retorno financeiro nas bilheterias para que o projeto prossiga). 

A Chorona (Marisol Ramirez): apenas efeitos especiais e maquiagem não a tornam assustadora
A Maldição da Chorona é, no mínimo, mais do mesmo. Sem muitos bons sustos, sem muitas novidades, sem surpresas ou reviravoltas contundentes. Pode decepcionar os fãs do gênero e com certeza vai ficar no pé do ranking da franquia. Mas como ela própria se provou capaz de se superar e surpreender o público, expandindo, evoluindo e melhorando seus próprios subprodutos, há que se dar uma chance. 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates