Home » , » Judy: Muito Além do Arco-Íris

Judy: Muito Além do Arco-Íris



Por Ana Beatriz Marin

Renée Zellweger é a grande favorita ao Oscar de Melhor Atriz por interpretação visceral de Judy: Muito Além do Arco-Íris, que estreia nesta quinta-feira (30), e mostra os anos finais da vida de Judy Garland, protagonista do clássico O Mágico de Oz. Se vencer, terá merecido, como merecidos foram O Globo de Ouro e o SAG Awards, na mesma categoria. O filme, dirigido por Rupert Goold, foca no último ano de vida da artista, quando esta já estava muito afetada por décadas de dependência medicamentosa e alcoólica e por grandes traumas emocionais. Renée Zellweger brilha e se entrega completamente à personagem. Também é a voz da atriz que ouvimos durante as apresentações musicais.

O longa começa em 1968, quando a carreira de Judy Garland está em decadência e quase ninguém a contrata para fazer filmes ou cantar. Como não tem com quem deixar os dois filhos pequenos, eles acabam acompanhando a mãe – e se apresentando com ela – em shows mal pagos em pequenas casas de espetáculos. Até que a situação torna-se insustentável e as crianças passam a viver com o pai, Sid Luft (Rufus Sewell), o terceiro marido de Judy (ao todo foram cinco).

O filme foca no último ano de vida de Judy Garland (Renée Zellweger)

O filme não mergulha diretamente nos dramas pessoas da atriz e não se aprofunda nos fatos que contribuíram para que a situação chegasse a tal ponto. E talvez seja esta a parte mais fraca do roteiro de Tom Edge (The Crown). De qualquer forma, com idas e vindas entre passado e presente, sabemos que Judy sofreu muitíssima pressão de Louis B. Mayer, o todo poderoso da MGM, durante as filmagens de O Mágico de Oz – para não engordar, a obrigavam a tomar remédios que inibiam seu apetite. Como consequência, perdia o sono e acabava tomando remédio para dormir – e às vezes trabalhava 14 horas por dia. Além disso, tinha pais totalmente ausentes. Ao longo dos anos, os traumas foram aumentando e sufocando seu enorme talento.

Judy Garland morreu aos 47 anos em Londres, após terminar a turnê para a qual havia sido contratada. Sem trabalho nos Estados Unidos, ela vai para a capital inglesa em busca de dinheiro, numa última tentativa de retomar a carreira e recuperar os filhos. Algumas apresentações vão bem, outras não. Durante esse tempo, ela ainda reencontra um antigo flerte, Mickey (Finn Wittrock), que viria a ser seu último marido. Um aproveitador – ou mais um, em todo caso –, tal qual os anteriores, segundo Judy deixa claro numa briga que culminará na separação do casal. Intencional ou não, o recurso acaba sendo usado para transformar o personagem num resumo de todos os ex-maridos. E fazendo de Judy Garland uma mera vítima.

Renée Zellweger disputa o Oscar com Scarlett Johansson (História de um Casamento), Charlize Theron (O Escândalo), Cynthia Erivo (Harriet) e Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres). Judy – Muito Além do Arco-Íris concorre ainda na categoria Maquiagem. A cerimônia será realizada no dia 9 de fevereiro.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates