Home » , » O Escândalo

O Escândalo



Por Ana Beatriz Marin

A princípio, O Escândalo, em cartaz na cidade desde quinta-feira (16), não parece o que é. O diretor Jay Rouch e o roterista Charles Randolph começam o longa travando uma comunicação direta com o espectador ao transformar a âncora e estrela da Fox News Megyn Kelly (Charlize Theron) numa espécie de cicerone da emissora. Caminhamos com a jornalista pelos corredores, visitamos estúdios e conhecemos algumas de suas colegas de trabalho enquanto ela conversa com a câmera. Mas O Escândalo não é sobre os bastidores da Fox, uma das maiores e mais importantes emissoras de TV dos Estados Unidos, e sim sobre assédio sexual. Sobre como homens poderosos acossam mulheres em troca de promoções e da promessa de ascensão profissional. Sobre como muitas se calam por medo, vergonha ou conivência. E sobre como tudo isso vem mudando... ainda que lentamente.

A figura masculina central é Roger Ailes (John Lithgow), o todo-poderoso da Fox que assedia funcionárias da empresa há anos, impunemente. O início de sua derrocada começa quando a apresentadora Gretchen Carlson (Nicole Kidman) resolve denunciar o ex-chefe depois de perder um programa de prestígio e ser rebaixada. O problema é que, do jeito que a situação é apresentada, tem-se a impressão de que ela só o acusa para se vingar. E fica, então, a pergunta: por que não fez isso antes?

As protagonistas Megyn Kelly (Charlize Theron), Gretchen Carlson (Nicole Kidman) e Kayla Pospisil (Margot Robbie)

Megyn Kelly demora a se pronunciar – e seu silêncio chama a atenção dos colegas –, mas finalmente endossa as acusações de Gretchen, o que acaba por contribuir para a derrocada final de Ailes.

Acuada diante do escândalo que a iniciativa provoca, a família do magnata Rupert Murdoch, dono da News Corp, proprietária da Fox News, opta pela demissão de seu diretor-executivo. Ele é impedido, até, de se despedir dos funcionários. O anúncio de sua saída é feito pelo próprio Murdoch.

Gretchen e Megyn encabeçam o ataque a Ailes. Mas uma terceira mulher,  Kayla Pospisil (Margot Robbie), divide o protagonismo com elas. Trata-se de uma jovem em início de carreira, deslumbrada, inexperiente e imatura, disposta a usar certas artimanhas para fazer carreira na Fox News. Um verdadeiro clichê. Também assediada pelo executivo, porém, seus questionamentos morais a levam para um caminho diferente do das outras duas.

John Lithgow interpreta Roger Ailes, todo-poderoso da Fox News

O Escândalo é baseado nas acusações feitas por Gretchen Carlson contra Roger Ailes em 2016. Diferentemente do que ocorre no filme, ele renunciou ao cargo após as denúncias. E morreu no ano seguinte, aos 77 anos.

O longa concorre a três Oscar, cuja cerimônia está marcada para o dia 9 de fevereiro: Atriz (Charlize Theron), Atriz Coadjuvante (Margot Robbie) e Maquiagem.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates