Home » , , , » Clássico majestoso, mas não me conquistou

Clássico majestoso, mas não me conquistou

Prepare-se para 233min de muito, mas muito sofrimento. Scarlet é apresentada como a mais bela herdeira sulista, e pouco se importa com o que os outros pensam de si. A única coisa que lhe importa é Ashley (acho terrível essa história de nomes "unissex"), o homem dos sonhos dela. Mas a guerra chega e tudo muda: a vida como ela conhecia desparece. O filme não é sobre a guerra, nem sobre romance: na verdade a gente acompanha a vida da dondoca - o primeiro casamento (pra fazer ciúme ao amado, o que não surte efeito), a primeira viuvez (ainda muito jovem), a ajuda aos enfermos no hospital, a fuga desesperada para Tara, a miséria, a fome (e a famosa cena do juramento: "com Deus por testemunha, não sentirei vergonha se tiver que roubar, mentir ou matar; com Deus por testemunha, jamais sentirei fome novamente!"), a volta por cima (com o segundo casamento, por puro interesse, mentindo que a amada de seu marido já tinha aceitado outro convite), as mortes dos pais, o terceiro casamento (esse, por pura comodidade), a morte da filha e da amiga. Ela passa por tudo isso, mas não se deixa abater. Pra mim, soou muito "Joseph Climber" - qualquer um teria desistido, mas...

O problema é que nada disso faz com que Scarlet cresça. Tentaram me vender uma heroína corajosa, guerreira e forte, mas eu só vi uma menina teimosa, egoísta e birrenta, que faz de tudo pra não perder e que não soube aprender quando a vida tentou lhe dar uma lição. Ficou só a vingança contra a guerra, a fome, a miséria. Até o final, em que a cena deveria despertar esperança, só me mostrou o quanto ela era infantil: voltar pra casa e fazer o marido amá-la, quando ela sempre negou o amor que ele a oferecia.

Óbvio, não poderia deixar de comentar que eu adoro o estilo antigo de interpretação: as olhadas irresistíveis dos galãs, as mãozinhas na testa para demonstrar desespero, as luzes bem colocadas para destacar o que as atrizes tinham de melhor... Às vezes é até engraçado, quase canastrice. E aqui, não falta nada disso. A cenografia também, riquíssima e explêndida; os figurinos, bárbaros, com metros e metros de tecido sobre anáguas - tudo cheira a um glamour que só a Hollywood pré-blockbusters tem. Nem mesmo os filmes de época da atualidade, talvez até com muito mais requinte em suas produções, tem o mesmo charme.


A experiência foi interessante, descobri que o filme não era o romance "água-com-açúcar" que eu esperava que fosse. Mas ela precisaria de pelo menos um "...E o vento levou 2" pra conseguir se redimir das maldades que cometeu.

bjomeliga=D

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates