Home » , , » Alien - o 9º passageiro!

Alien - o 9º passageiro!

Contando, 1,2,3,4,5,6,7 humanos + 1 gato = 8 passageitos
A imensidão do espaço, sete pessoas numa navezinha, claustrofobia, sono.... Confesso, que achei o início de Alien - O 8º Passageiro um pouco chato, mas a coisa melhora bastante quando a criatura aparece e começa a aula de biologia alienígena.

Conhecer e tentar entender o detalhado e anormalmente rápido ciclo de vida da criatura é a parte interessante, da história. Mesmo porque os clichês (que talvez na época ainda não fossem clichês, sei lá!), impedem as grandes surpresas. Agente sabe quem vai morrer, quando e as vezes até como. Salvo apenas a surpreendente morte (?!) do cientista a bordo Ash.

A história é simples, os tripulantes da nave Nostromo captam uma transmissão e são obrigados pelo protocolo a investigar sua origem. Acabam descendo em um planeta, investigando uma nave abandonada muito esquisita e trazendo de volta mais um passageiro. A partir daí é o típico filme de terror, mostrengo, assombra pessoas presas na casa, digo, nave assombrada.

Assim como um o Alien em si, toda a cenografia é perfeita. Confinando os personagens em um labirinto, cuja claustrofobia é ampliada em contraste com a imensidão do espaço lá fora. Isso sem falar nos computadores obsoletos (que tem coragem de ir ao espaço com aquela coisa?)e as centenas de luzinhas e botões que não servem para nada, mas que eu adoraria apertar.

A incrível sala de luzinhas e botões, quem nunca quis apertar todos?
A Claustrofobia parece humanizar ainda mais os personagens que, diferente da maioria dos filmes de terror, são mais que apenas peças a serem descartadas para evidenciar a protagonista. Eles tem personalidades, funções e reações bem distintas e características. Efeito resultandte de um bom elenco.

Assim como em Tubarão quase não vemos a criatura, medo do desconhecido, o pior deles. A musica estilo 'aumenta nervoso', nos fraz trincar os dentes. E à exceção do cofrinho de Sigourney Weaver, toda a trama é bem amarrada, sem faltas, nem excessos.

O filme seria a combinação perfeita para um suspense/terror de roer as unhas, não fosse a dezena de continuações, e cópias (a maioria bem ruizinha), feitas ao longo de 30 anos, que tornam o filme bem clichê (todo mundo sabia que era o gato!).

Por ultimo: eu adoro o título brasileiro "O 8º Passageiro", mas tenho uma pergunta? E o Gato? Se minhas contas estão certas ele era o 8º passageiro. E apesar de a corrida para salvar o bichano possa parecer insana, a Ripley presisava de alguém para conversar e não enlouquecer no fim do filme. Não pude evitar pensar na velinha solitária que vive com gatos. Além disso, (ainda não vi as sequencias) o gato seria um ótimo veículo para uma continuação. Afinal o Alien passou um tempinho com ele antes do fim, não!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates