H. R. Giger, o criador |
H. R. Giger desenhou e projetou a criatura em todo o seu ciclo de vida, ganhando o Oscar de Efeitos Visuais por esse trabalho.
A face frontal da cabeça do Alien foi feita inspirada em um crânio humano.
"Alien" teve tres continuações Aliens, O Resgate (1986), Alien 3 (1992) e Alien - A Ressurreição (1997). E dois cross overs, Alien vs. Predador (2005) e Alien vs. Predador 2 (2007). Nenhum deles, repetiu o sucesso e a inovação da produção original.
Clássico entre os filmes do gênero, é considerado um verdadeiro divisor de águas, pois marca o momento em que os ETs deixam de ser os "homenzinhos verdes" para se transformarem em seres de comportamento complexo e realista.
Isso é que é beijão estilo "desentupidor de pia"! |
Inicialmente, o diretor seria Walter Hill, que desistiu do projeto, abrindo espaço para a contratação de Ridley Scott.
Uma das primeiras versões do roteiro tratava a personagem Ripley como um homem. Foi uma surpresa na época o papel principal do filme ter sido dado a uma mulher, mas em momento algum isso tem alguma importância no filme. A não ser talvez, na cena da calcinha, mas...
Originalmente a Tenente Ripley seria interpretada por Veronica Cartwright (Lambert, a outra mulher da equipe), mas os produtores decidiram substituí-la por Sigourney Weaver.
O roteiro original previa uma cena de sexo entre Ripley e Dallas, mas esta cena não foi rodada durante as filmagens.
Realizado com US$10 milhões, Alien rendeu cinco vezes isto só nos dois primeiros meses de exibição nos EUA.
O baixo orçamento obrigou o alienígena que dá nome à saga a mal ser visto em todo seu esplendor, um recurso já usado por Steven Spielberg quatro anos antes em Tubarão.
Ao entrar na nave alienígena, no início do filme, os 3 tripulantes encontram o corpo de um alienígena morto, fossilizado. A cena é grandiosa e quase foi retirada do filme porque custou quase 500.000 dólares, 1/16 do custo total do filme por uma cena de poucos minutos.
Achou a atuação incrivelmente verdadeira na chocante cena em que o Alien deixa seu hospedeiro? Como Ridley Scott conseguiu isso? Simples: não contou aos atores o que, exatamente, eles veriam na cena. Sem saber pelo que esperar, eles se assustaram de verdade.
Uma das interpretações mais estranhas do filme é a da inversão de papéis, onde o homem (Oficial Kane interpretado por John Hurt) gera criança e a mulher (Ripley de Sigourney Weaver) trata de educá-lo. Mas aí, a viagem já passou da fronteira final!
0 comentários:
Postar um comentário