Home » , , , , , » No ritmo do deserto

No ritmo do deserto

Bem acomodada no sofá, para começar a ver o filme da semana. Ué!? O DVD pifou?? Cade a imagem? Ao menos a música é boa.

Só mais tarde fui descobrir que David Lean planejou que a música fosse executada sozinha, sem projeção, na abertura, no intervalo e no fim do filme. E a cópia em DVD a qual estava assistindo respeitou o desejo do diretor. Creio que o objetivo era criar uma atmosfera adequada. Se isso não é o exemplo perfeito de outros tempos, não faço ideia do que seja. Uma época onde se deveria ter tempo para ver o filme e acompanhar a história em seu próprio ritmo. Admito, a maior dificuldade ao ver Lawrence da Arábia, foi encontrar 4 horas livres e contínuas em um mesmo dia para assisti-lo.

O ritmo é lento (um pouco demais para meu gosto), para ampliar a experiência de acompanhar a saga de Lawrence, aproveitando cada detalhe cada paisagem deslumbrante do deserto. Artificio que funciona! Podemos admirar o deserto em sua magnitude e conhecer sua crueldade a ponto de sentir sede mesmo estando do outro lado da tela.

Aceitar uma missão, crescer com ela, subir tão alto a ponto de a queda ser inevitável, e após isso se reerguer, encontrar e aceitar a batalha no qual entrara. Só por isso a história merecia ser contada. Descobrir que T. E. Lawrence realmente existiu, só torna a personagem e sua jornada mais interessantes. Alguém passou mesmo por algo parecido!!!

A interessante descoberta do mundo árabe, e os mistérios do deserto, só encontram rival na descoberta do próprio Lawrence. Aos poucos vemos um soldado entediado se tornar um líder, se adaptar a uma nova cultura e criar novos objetivos, sem no entanto nos dizer o que ele realmente procura. Talvez nem ele soubesse.

Lawrence da Arábia é uma história de uma vida interessante, bem contada, rica em detalhes e belas imagens. Contudo, essa riqueza confere ao épico, um ritmo ao qual cinéfilos pós Star Wars e Matrix, não estão muito acostumados, especialmente na primeira parte do longa. O jeito é se acomodar bem, superar o desconforto e abraçar o ritmo do deserto. Faça isso e vai poder apreciar um tipo de cinema que não se faz mais nos dias de hoje.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates