Home » , , » Terapia em grupo

Terapia em grupo

Mamãe sempre me disse: mentira tem perna curta e curiosidade mata

Filme difícil de acompanhar, hein?! Principalmente por causa dos gritos histéricos, muitos decibéis acima do nível saudável, das mulheres em cena. Que, aliás, me pareceu ser uma visão do diretor: mulheres são histéricas e melodramáticas e compreendem as necessidades masculinas (leia-se suportam passivamente uma "escapadinha" do marido - são até capazes de falar mal do marido/amante e rirem juntas de seus defeitos, e depois saírem dançando). Mas os homens não perdoam a ofensa e perdem a compostura brigando por uma mulher.

Coisa difícil de ver também são as cenas de caça. Me chamem do que quiserem, mas eu prefiro o politicamente correto dos filmes de hoje em dia a ver coelhos e faisões serem mortos daquele jeito. Pior é pensar que até hoje são caçados por esporte... Mas isso são outros quinhentos. O que interessa aqui é o filme.

Dizem que esse filme é sobre a sociedade e como ela se comporta, como se fosse uma amostra num microscópio. Pois se é assim, eu digo: ninguém é santo. Todo mundo tem culpa no cartório e, pior, nem se importa em tentar disfarçar. Até um assassinato acontece por causa de ciúme e orgulho, mas as testemmunhas são convidadas a entrar para o castelo como se fossem tomar um chá relaxante e, depois de um papo aprazível, irem deitar-se como se não houvesse um cadáver no quintal.

Outra visão interessante é a hierarquia, mesmo entre os empregados. Quem serve ao dono da casa é mais importante e respeitado pelo colegas; o caçador clandestino que é agraciado com um emprego fica responsável por limpar as botas de todos da casa. Outra coisa que não pode passar despercebida é a semelhança de roteiros entre A regra do jogo e Assassinato em Gosford Park. É até risível pensar que este seria indicado ao Oscar de melhor roteiro original. As semelhanças são muitas.

Confesso que não estava com a minha energia nas alturas ao ver esse filme(dormi duas vezes, mas porque estava cansada e não porque achei o filme chato), mas gostei do que vi. A honestidade e simplicidade geniais em que as pessoas são mostradas em situações ao mesmo tempo cotidianas e absurdas, e a forma blasé de encarar fatos cruéis (como morte, traição, ódio, vingança, inveja, amor não-correspondido) são coisa de mestre mesmo. Nas mãos de outro diretor, teria sido enfadonho ou muito teatral. Os figurinos são bárbaros (nem podia ser diferente), a fotografia também é excelente e muitas cenas geniais (as histórias se desenrolando enquanto as personagens assistem à apresentação de teatro, a luz focando o que você precisa ver). Não sei bem se entendi qual é a regra do jogo, mas acho que é "apenas finja que está tudo bem, então tudo estará bem". Mais do que regras, acho que esse filme explora os vícios que adquirimos com o viver em sociedade, no esforço de fazer tudo parecer ser ou estar perfeito.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates