3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Um pouco mais do diretor: Jean Renoir

Renoir dirigindo
- Não é à toa que você já ouviu esse nome antes: Jean Renoir é filho do famoso pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir. O diretor cresceu em um ambiente que respirava arte e seus filmes foram influenciados por esse convívio. Como a maioria das obras de artistas visionários, seus filmes não foram muito bem compreendidos à época de seu lançamento. Somente com o tempo é que sua importância no cinema foi reconhecida, sendo escolhido o 12º diretor mais importante de todos os tempos pela revista Entertainment Weekly. Foi também o diretor francês de melhor colocação na lista.

- Também lutou na 1ª Guerra Mundial, servindo na aviação.

- Era costume do diretor fazer pequenas participações em seus filmes. Em "A regra", fez uma ele é Octave.

- Suas maiores obras são A grande ilusão, de 1937 (que ganhou o prêmio de Melhor Contribuição Artística" do Festival de Veneza), e A regra do jogo, de 1939. Mas o diretor não se resume a somente esses trabalhos: sua obra consta de 9 filmes mudos e 27 falados.

- Sua produção cinematográfica de 1930 a 1950 influenciou na criação da "nouvelle vague", o mais famoso gênero cinematográfico francês, com o seu "realismo poético francês". Até o diretor François Truffaut reconhece a importância de Renoir em seu estilo.

- Em 1975, Renoir recebeu um Oscar pelo conjunto da obra. Em 1976, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França.

- Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 6200 Hollywood Boulevard.

0 comentários: