Home » , , » Keep moving forward!

Keep moving forward!

Foi a primeira animação produzida na história do cinema. Apenas por isso Branca de Neve e os sete anões já é memorável. Afinal, não fosse ele, talvez não existissem todas as animações que tanto adoramos. Pensando melhor... é provável  que existissem sim, mas, com certeza, o cenário do cinema de animação seria bastante diferente.

Depois de sete décadas, estamos mais que autorizados a chamá-lo de atemporal. Afinal, ainda hoje em meio a tantos personagens, mais estilosos e divertidos, efeitos especiais e mesmo o 3D, encanta os pequenos. Tenho uma prova de 2 anos de idade que assiste por horas a fio: Qué vê "pechesa Eve", Bia! - Ela pede assim que chega aqui em casa.

E para completar, não há quem não tenha boas recordações de infância em relação ao filme. Afinal, ele está por aí há 70 anos, encantando uma geração após a outra. Já faz parte do imaginário coletivo. Ou alguém consegue imaginar os anões com outros nomes? Todos invenções de Disney.

Com tantos atributos, fica até difícil criticar!

A história já conhecida, foi bastante simplificada. Com passagens a menos, sobra bastante espaço para observar, conhecer, passar um tempo naquele mundo encantado na companhia dos personagens. Que importância tem para história observar a pobre tartaruga, "quase chegar" aos lugares? (ao menos ela é esforçada, ó a lição aí!) Talvez venha dessa pequena convivência nossa simpatia!

É doce e inocente, sem no entanto evitar as partes "feias", do mundo. Coisa que o "politicamente correto" fez desaparecer dos filmes infantis de hoje. As cenas da madrasta/rainha/bruxa, são assustadoras (novamente tenho a prova de 2 anos). Mas todo o desespero da petizada passa ao assistir o final trágico da malvada. - Ding Dong! The Wicked Witch is dead.

Ainda temos os animaizinhos prestativos (uns dois aqui em casa em dia de faxina e eu ficava satisfeita!). Os anões, que apesar de serem "elenco de apoio" dão um show a parte, são a alma, e a diversão do filme.
 
Depois de anos assistindo, só agora percebi: talvez a maçã envenenada fosse mágica de verdade, como na falsa promessa da madrasta. Afinal, o pedido da princesa ela realizou. Talvez se Branca de Neve estivesse segura limpando a casa dos anões ao invés de em um esquife brilhante no meio da estrada, o principe não a teria encontrado, levado para seu castelo, etc.

É curioso observar que um filme produzido em meio a tanta descrença, até da hora de seu desfecho trágico possa ser tão otimista. Deve ser influência de seu teimoso criador, cujo lema era: Keep moving forward! (Continue seguindo em frente!).

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates