Home » , , » Ninguém é de ferro

Ninguém é de ferro

Jake (Robert de Niro) e Joey de la Motta (Joe Pesci): família cabeça quente

Touro indomável (Raging bull) é um filme como poucos: duro, direto e violento, mas ao mesmo tempo é tocante, envolvente. Adorei a história de Jack de la Motta (Robert de Niro, soberbo) em sua trajetória rumo à glória e seu inevitável fracasso. As interpretações espetaculares de todos os atores são só a cereja do bolo, que conta com uma direção precisa (Scorcese sabia o que queria mostrar e como queria retratar seu anti-herói), uma direção de arte caprichada e uma fotografia belíssima, além de um roteiro bem estruturado e focado. Sim, porque fala somente do que é necessário da vida do pugilista: mostra causas e efeitos de todas as ações e decisões de La Motta, sem ser negligente com nehuma passagem importante ou piegas em algum momento mais emocionante.

Interessante acompanhar o desenrolar da história. O longa começa com la Motta sobre o ringue, se aquecendo, em plena forma (enquanto acompanhamos os créditos) e depois corta, repentinamente para o mesmo la Motta vários quilos mais gordo, em um camarim, dizendo que "ele estava ali para o entretenimento". Não há vestígios nessa figura que lembre um grande lutador - ele até cita Shakespeare ao relembrar sua história - e eu pensei, por um momento, que ele talvez fosse um lutador mequetrefe, que só lutava para garantir um resultado para alguém. Aí começa a minha surpresa.

Daí em diante vemos um homem bruto, ignorante, um lutador que massacra os oponentes e que resiste às bordoadas mais fortes como se elas não incomodassem, se apaixonar perdidamente por uma jovem que exala inocência. Depois de largar a primeira esposa e conquistar a mulher amada, sua carreira está numa ascendente e tudo parecem flores. Mas as flores tem espinhos, e o espinho do ciúme fincou-se no coração de La Motta. Obcecado com a idéia de que a mulher o trai, acaba transformando a vida de todos em um inferno. Então o longa se transforma novamente, e o "conto de fadas" ganha tintas bem fortes de realidade. Recheado de palavrões e sangue espirrando pra tudo o que é lado, muitos socos e brigas em bares, muita discriminação e violência com as esposas e mulheres em geral, você começa a ter nojo da personagem. É como o velho Tommy diz, "porque ele sempre tem que complicar as coisas?" E então, quando você acha que não vai mais conseguir simpatizar com o cara, vem a decadência e a prisão de La Motta, e a cena mais tocante do filme pra mim: quando ele se revolta consigo mesmo e se questiona, flagelando-se contra uma parede, para depois perceber que não é o animal que os outros dizem que é, e chora sozinho, desamparado, desolado, arrasado, nocauteado pela própria incapacidade de ser maleável.

Mas a vida continua, e como o bom atleta que era, não seriam umas bordoadas da vida que o iriam por na lona (se nem Sugar Ray conseguiu...). Apesar de nunca ter reconquistado a glória que tinha quando foi campeão, e de não ter conseguido manter a paz e o conforto conquistado com a carreira no boxe, ele não desitiu. La Motta é uma força da natureza, e, com tal, ão pode ser contida. Ele se deixou engordar e foi viver de contar piadas ruins num bar decadente, mas não parou. Mudou de rumo, entrou para o ramo do entretenimento, mas não se deu por vencido. Ao vê-lo se preparando para o show, enquanto cita um diálogo de "Sindicato de ladrões", lembro de ter pensado "acho que finalmente o touro amansou". Mas foi só ele terminar de se ajeitar em frente ao espelho e levantar para eu verificar que eu estava enganada. É, mais um caso de tradução eficiente para títulos de filmes.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates