Home » , , » Temperamento forte

Temperamento forte

Temperamento, ele define você. Fulano é doce, ciclana é fogo na roupa. Pode te ajudar a conquistar o mundo, e a perder também. Jake La Motta conhece muito bem os benefícios e os maleficios de ter um temperamento forte. Sua determinação e teimosia o levam ao auge em sua carreira de boxeador, o ajudam a conquistar a garota (15 anos!) de seus sonhos. A mesma determinação e teimosia o fazem acreditar na suposta infidelidade da mulher e a agir de forma irracional e prejudicial. Ações que o levam ladeira a baixo para o fundo do poço.

Pancada demais na cabeça pode ser prejudicial, disso tenho certeza! A sensação que tive é que depois de levar muitas na cabeça Jake LaMotta, que não já não era uma pessoa fácil de se lidar, ficou insuportável, incontrolável, indomável.

Robert De..quem? O ator desaparece e nos faz acreditar em Jake, sem necessariamente torcer por ele. O troglodita, machista e mal educado, nos faz oscilar entre a quase simpatia por seu esforço e a repulsa a sua pessoa, ao atacar como um touro, (não apenas os adversários, mas qualquer um que o contrarie) e ao chorar como um bebe, quando se dá conta das besteiras que fez.

Em preto e branco e acompanhado de uma ótima trilha sonora (as musicas me soavam familiares), e maquiagem perfeita para envelhecer DeNiro, que também precisou engordar para as cenas do boxeador já aposentado. Impossível não mergulhar de cabeça na história (pasmem, real!) de Jake. E mesmo sem gostar muito do cara, sentir a maior dó quando ele esmurra a parede da prisão para extravasar a raiva, e quando termina choraminga como uma criança - "Minhas mãos!"

As cenas de boxe só reafirmam duas coisas que já sabia: 1ª -Nunca vou entender de verdade esse esporte (dar a cara a tapa para provar que é mais forte?). 2ª - É melhor não sentar nas primeiras fileiras. O realismo é incrível! Juro que vi um nariz quebrar de verdade. A força das cenas não diminui, mesmo ao descobrir que o sangue era chocolate.

Em Touro Indomável, é difícil se identificar com o personagem principal, em contra partida é fácil se imaginar Joe e Vickie LaMotta respectivamente irmão e esposa de Jake, que tanto sofreram com o temperamento complicado do boxeador. Se era essa a intenção de Scorsese não posso afirmar.

Afirmo que sejam quais fossem suas intenções, ele conseguiu criar um filme tenso e impactante. Que disfarçado como um filme de esporte, entra fundo no comportamento humano, e na vida deste homem em particular.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates