Home » , , , , » Um pouco mais do gênero: musicais

Um pouco mais do gênero: musicais

Cantando na Chuva pode até ser o mais famoso, mas não é o único musical da história. Aliás, nem mesmo o único da nossa lista. O mágico de Oz, de 1939, e Branca de Neve e Os sete anões, 1937, já figuraram nos post do blog e também se encaixam no gênero. Saiba mais sobre ele.

Presentes nas telonas desde que o cinema aprendeu a falar, os filmes musicais logo encontraram seu espaço na sétima arte. Não é de se admirar que o primeiro filme falado da história seja um musical. O Cantor de Jazz, de 1927, conta a história de um aspirante a cantor que sofre preconceito de outros artistas do jazz por ser branco.

A "era de ouro", dos musicais no cinema começou logo após a 2ª Gerra Mundial  e durou até os primeiros anos da década de 1960. As produções mais grandiosas e bem sucedidas do gênero, são dessa época,  inclusive Cantando na chuva. Nos anos seguintes, a produção diminuiu gradualmente. Nos anos de 1990, a maioria dos musicais eram filmes animados. 

Lançado em 2001, Moulin Rouge, foi o primeiro musical a ser indicado ao Oscar de melhor filme depois de 23 anos de jejum. O último musical indicado para melhor filme fora All that jazz - O show deve continuar, em 1979. O último a receber o prêmio foi Oliver, de 1968.

Moulin Rouge não levou o prêmio de melhor filme (venceu nas categorias direção de arte e figurino). No ano seguinte, Chicago faturou o prêmio, que um musical não recebia desde 1968. Desde então os musicais recuperaram seu espaço nas salas de cinema. Não tão grande quanto em sua época de ouro, mas significante o suficiente para receber uma homenagem na cerimônia do Oscar de 2009.

O anfitrião daquele ano, Hugh Jackman (o Wolverine), recebeu a ajuda de Beyoncé, Zac Efron, e Vanessa Hudgens (o casalzinho de High School Musical), Amanda Seyfield e Dominic Cooper (de Mamma Mia!), para apresentar um número homenageando os musicais. Em mais de 5 minutos, podemos ouvir trechos de canções de musicais de todas as épocas, com números de dança e uma quantidade de bailarinos que só mesmo Hollywood seria capaz de organizar.

Confira o vídeo abaixo, e veja quantas musicas consegue reconhecer.


3 comentários:

Anônimo disse...

Olá meninas

Vocês já viram o musical Billy elliot? É muito bacana! Adorei!

Bjs

Fabiane Bastos disse...

Oi,

Eu vi, e também gostei bastante.

Obrigada pela visita!

Bjs!

Geisy Almeida disse...

Eu também já vi Billy Elliot, e gostei bastante. É uma história emocionante, de superação e de espperança, de acreditar nos sonhos. Nem gosto dessas coisas rs

Obrigada pela visita! =D

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates