3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Um pouco mais do gênero: musicais

Cantando na Chuva pode até ser o mais famoso, mas não é o único musical da história. Aliás, nem mesmo o único da nossa lista. O mágico de Oz, de 1939, e Branca de Neve e Os sete anões, 1937, já figuraram nos post do blog e também se encaixam no gênero. Saiba mais sobre ele.

Presentes nas telonas desde que o cinema aprendeu a falar, os filmes musicais logo encontraram seu espaço na sétima arte. Não é de se admirar que o primeiro filme falado da história seja um musical. O Cantor de Jazz, de 1927, conta a história de um aspirante a cantor que sofre preconceito de outros artistas do jazz por ser branco.

A "era de ouro", dos musicais no cinema começou logo após a 2ª Gerra Mundial  e durou até os primeiros anos da década de 1960. As produções mais grandiosas e bem sucedidas do gênero, são dessa época,  inclusive Cantando na chuva. Nos anos seguintes, a produção diminuiu gradualmente. Nos anos de 1990, a maioria dos musicais eram filmes animados. 

Lançado em 2001, Moulin Rouge, foi o primeiro musical a ser indicado ao Oscar de melhor filme depois de 23 anos de jejum. O último musical indicado para melhor filme fora All that jazz - O show deve continuar, em 1979. O último a receber o prêmio foi Oliver, de 1968.

Moulin Rouge não levou o prêmio de melhor filme (venceu nas categorias direção de arte e figurino). No ano seguinte, Chicago faturou o prêmio, que um musical não recebia desde 1968. Desde então os musicais recuperaram seu espaço nas salas de cinema. Não tão grande quanto em sua época de ouro, mas significante o suficiente para receber uma homenagem na cerimônia do Oscar de 2009.

O anfitrião daquele ano, Hugh Jackman (o Wolverine), recebeu a ajuda de Beyoncé, Zac Efron, e Vanessa Hudgens (o casalzinho de High School Musical), Amanda Seyfield e Dominic Cooper (de Mamma Mia!), para apresentar um número homenageando os musicais. Em mais de 5 minutos, podemos ouvir trechos de canções de musicais de todas as épocas, com números de dança e uma quantidade de bailarinos que só mesmo Hollywood seria capaz de organizar.

Confira o vídeo abaixo, e veja quantas musicas consegue reconhecer.


3 comentários:

Balaio Variado disse...

Olá meninas

Vocês já viram o musical Billy elliot? É muito bacana! Adorei!

Bjs

Fabiane Bastos disse...

Oi,

Eu vi, e também gostei bastante.

Obrigada pela visita!

Bjs!

Geisy Almeida disse...

Eu também já vi Billy Elliot, e gostei bastante. É uma história emocionante, de superação e de espperança, de acreditar nos sonhos. Nem gosto dessas coisas rs

Obrigada pela visita! =D