Home » , , » Faça a coisa certa!

Faça a coisa certa!

X9 ou não X9? Eis a questão!

Quem matou Joey Doyle?
Essa nem é uma pergunta cercada de mistérios até o fim da história, como “Quem matou Odete Roitman?” Desde o início de Sindicato de Ladrões conhecemos o culpado, não só nós mas todos os moradores da zona portuária. Mesmo assim as invetigações da polícia não evoluem. Ninguém quer ser o delator e colocar a cara a tapa.

Também sabemos desde o início sobre o envolvimento de Terry Maloy (Marlon Brando) no crime. O quase-boxeador é irmão do braço direito do chefão da máfia que comanda o sindicato dos estivadores, e presenciou o crime. Apesar de sentir culpa, só começa a pensar em fazer a coisa certa depois que uma bela moça entra na jogada, a irmã da vítima (Eva Marrie Saint) determinada a encontrar e punir os assassinos de seu irmão.

Terry está longe de ser um mocinho, é mal educado, grosso e sua idéia de romance é tomar uma cerveja em um bar sujo. É um mocinho marginal, mas não é pior que nenhum outro morador da região que assistem passivamente aos “crimes do sindicato”. Logo, sua luta interna cativa o expectador. “Me mantenho seguro ou faço a coisa certa?”

Fazer a coisa certa! Tarefa difícil no cenário em que se passa o filme, onde o delator não é visto como traidor apenas pelo bandido, mas por todos naquela sociedade.  Quem age com justiça enfrenta represálias e caras feias por toda parte, além é claro de por a vida em risco.

Criando um herói na marra!
Mas o roteiro é otimista, e diz que se tiver força de vontade e continuar fazendo a coisa certa uma hora tudo vai melhorar. Ainda resta tempo para assistirmos o “empurrãozinho” do padre para o nascimento de um herói local, daqueles que a multidão segue sem questionar. Tudo emocionalmente reforçado por uma trilha sonora forte e marcante.

Ainda não sei se é curioso ou irônico que o herói de Sindicato de Ladrões seja um delator. Uma vez que o diretor Elia Kazan foi o dedurou vários colegas comunistas em Hollywood na época da Guerra Fria. De qualquer forma é um bom filme! 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates