Home » , , » Protagonista da própria vida

Protagonista da própria vida


Duas coisas me chamaram a atenção em Sindicato de ladrões: a atuação de Karl Malden como o engajado padre Barry e o fato de o personagem de Marlon Brando crescer tanto diante de nossos olhos em tão pouco tempo. Juro que não sei se isso é um mérito ou um defeito do roteiro, já que, no início do filme, Terry Malloy tem uma participação tão discreta que ameaçou me decepcionar. Mas, a partir do momento em que ele se encanta por Edie (Eva Marie Saint) e começa a tomar conta de sua própria vida, passa a assumir também o posto que lhe pertencia desde o princípio: o de protagonista. Se a metáfora é intencional eu não sei, mas dá uma boa reflexão, não?

Apesar de falar de máfia e tudo mais relacionado ao tema (poder obtido através de coerção, ameaças e violência), o longa de Elia Kazan se torna cada vez mais interessante à medida que invereda pelos conflitos que só nós, seres humanos, somos capazes de criar. E não são poucos os dramas que vão surgindo pelo caminho: um jovem culpado pela morte de um inocente, uma irmã determinada a se meter com gente perigosa para descobrir a verdade, um mafioso sofrendo com a possibilidade de o irmão ser morto por falar demais.

Aliás, a cena entre Charley (Rod Steiger) e Terry no carro é emblemática e mostra perfeitamente o dilema do bandido, que deve manter sua palavra, e tenta, com muito custo, evitar uma tragédia em família. Apesar de todos os esforços, todo mundo sabe que, quando a situação chega a esse ponto, não há muita chance para um final feliz. E é a partir daí que o filme cresce absurdamente, com ótimos momentos e atuações impecáveis. E o personagem de Brando só faz se tornar mais interessante. Dominando o ódio, preferindo a justiça à vingança, adquirindo consciência sobre si mesmo e, enfim, tomando coragem. A sequência final, feita para o ator brilhar, mostra um novo Terry, bem diferente daquele lá do início, covarde e acomodado. Antes tarde do que nunca, não é?

 ***
Ah, esqueci de falar a terceira coisa que mais me chamou atenção no filme: as sobrancelhas feitas de Marlon Brando. Como eu preferiria ter ficado sem elas...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates