3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Curiosidades de Casablanca

Humphrey e Bergman na, talvez, mais famosa cena do filme


- O roteiro é baseado em peça teatral, de Murray Burnett e Joan Alison, que nunca foi produzida.

- É considerado por muitos como um dos melhores filmes de todos os tempos.


- A estreia de Casablanca foi no Hollywood Theater de Nova Iorque, em 26 de novembro de 1942, e tornou-se rapidamente em um grande sucesso.

- Tanto Humphrey Bogart como Ingrid Bergman têm atuações extremamente carismáticas, fazendo com que este filme se torne um divisor de águas nas carreiras de ambos.
- Provavelmente é o filme com os melhores e mais memoráveis diálogos da história do cinema, muitos deles com um leve toque de cinismo. Um de seus diálogos mais famosos é entre Ilsa (Bergman) e Sam:
Ilsa: Toque uma vez, Sam. Pelos bons velhos tempos.
Sam: Eu não sei o que você quer dizer, Senhorita Ilsa.
Ilsa: Toque, Sam. Toque "As Time Goes By".

- A frase "Sempre teremos Paris"é uma das mais marcantes do filme. Outra bastante conhecida é "Esse é o início de uma bela amizade".
- O filme têm várias falhas, sendo a mais proeminente relativa às "cartas de trânsito" (letters of transit) que permitiria a seus portadores deixar o território da França de Vichy. Não é claro se as cartas foram assinadas pelo General Maxime Weygand de Vichy ou o líder da França Livre general Charles de Gaulle. Nas legendas em inglês do DVD oficial, lê-se "de Gaulle", enquanto em francês lê-se "Weygand".
- Weygand foi o general-delegado para as Colônias do Norte da África até um mês antes da estréia do filme (e um ano após o roteiro ter sido escrito). De Gaulle, enquanto líder do governo da França Livre, inimigo do regime de Vichy que controlava o Marrocos, foi condenado à prisão perpétua em corte marcial por traição em 2 de agosto de 1940. Assim, uma carta de trânsito assinado por De Gaulle não teria utilidade.

- Durante a seqüência em que o Major Strasser desembarca no aeroporto, os oficiais vistos de cima foram interpretados por anões, para que a pista parecesse maior;

- Jack Warner, presidente da Warner Bros. no período de lançamento de Casablanca, chegou a anunciar antes do início das filmagens que o elenco do filme seria composto por Ronald Reagan, Ann Sheridan e Dennis Morgan;

- Casablanca custou US$ 900 mil aos cofres da Warner Bros. Sua estréia estava inicialmente prevista para junho de 1943, mas como em novembro de 1942 os Aliados desembarcaram no norte da África e libertaram a verdadeira Casablanca, a Warner resolveu por lançar o filme imediatamente.

Indicações ao Oscar:
Melhor Ator - Humphrey Bogart
Melhor Ator Coadjuvante - Claude Rains
Melhor Fotografia
Melhor Trilha Sonora - Comédia/Musical
Melhor Edição

Ganhou os prêmios da Academia nas seguintes categorias:
Melhor Filme
Melhor Diretor - Michael Curtiz
Melhor Roteiro

0 comentários: