Home » , , , » A segunda impressão as vezes é melhor!

A segunda impressão as vezes é melhor!

Batalha musical! O pessoal do ídolos podia tentar.
A primeira vez que vi Casablanca, odiei.
Pronto, falei! Se não gostou vem se entender comigo. Mesmo assim, na tentativa de me tornar uma cinéfila melhor, abri meu coração. E lá fui eu, amarradona rever o filme, na esperança que ele realmente me conquistasse. Não aconteceu, mas ao menos agora eu não o odeio mais, e até gosto de algumas cenas.

Toda vez que Sam toca As time goes by, é um deleite para os ouvidos. Sempre adorei a música, e convenhamos o longa não seria o mesmo sem ela. Não é atoa que até hoje é ela que toca quando o logo da Warner aparece antes da maioria dos filmes.

Já que mencionei música e boas cenas, não posso deixar de mencionar a batalha musical, e idealista, entre Die Wacht am Rhein e La Marseillaise. O duelo além de reforçar o clima de guerra, tensão e urgência, em que os personagens vivem, ainda revela que talvez Rick, não seja tão imparcial assim. Além de confirmar a imagem de herói de seu adversário amoroso, Laszlo.

Falando nos dois vale lembrar, Rick é o protagonista, mas é Laszlo o herói, ao menos o declarado. O protagonista até tem seus momentos de heroísmo, mas sempre as escondidas, evitando comprometimento. A não ser,  é claro, ao tramar a fuga de Laszlo e Ilsa. Não apenas salvando o casal, mas nobremente admitindo que talvez não estivesse a altura de seu heróico rival, e que sua amada estaria melhor sem ele. Trabalhar o 'desapego', está aí o ato heróico de Rick!
Rick trabalhando o desapego!

Casablanca, no Marrocos, é passagem obrigatória para fugitivos da Segunda Guerra. Uma vez na cidade pode-se levar anos para conseguir um visto e finalmente se ver livre da ameaça Nazista. Richard Blane (Humphrey Bogart), é dono de um bar em Casablanca. O americano vive imparcialmente em meio ao caos que é Casablanca. Mas a chegada de Ilsa (Ingrid Bergman), com quem teve um tórrido e mal acabado romance, acompanhada do marido Victor Laszlo (Paul Henreid), um herói de gerra, pode abalar sua imparcialidade.

As cenas do romance , e consequentemente da separação,em Paris apresentadas em um flashback, são apressadas. E apesar de responderem, o que houve entre Ilsa e Richard, não tem a mesma intensidade mostrada pelos atores nas cenas em Casablanca. Talvez apenas a menção do romance e a liberdade da imaginação de cada um alcançassem um melhor resultado para a trama.


A fotografia em preto e branco tem um charme que, nem todas as cores e profundidade do 3D, conseguiriam explicar. Qualidade que acompanhada de uma ótima musica me ajudaram a trabalhar o desapego do trauma que foi minha primeira impressão de Casablanca. Ainda bem que nem sempre é a primeira impressão a que fica!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates