Home » , , » Em busca de um sonho

Em busca de um sonho

Três coisas precisam ser ditas, antes de eu começar a falar do filme. Primeira: que fique registrado que este é o primeiro filme de Alain Delon que eu vejo. Já me tornei fã. Segunda: eu não sabia que o filme tinha 3 horas de duração. Mais um filme italiano longo demais. Dava pra enxugar aí pelo menos meia hora de filme. Mas, ainda assim, adorei. Por fim, ao ver a personagem de Katina Paxinou, a mamma Rosaria Parondi, não consegui pensar em outra coisa: toda mãe no mundo tem um quê de mamma italiana. Fato.
Os filhos já são grandinhos, mas a mamma faz questão de cuidar muito bem deles

Rocco e seus irmãos (Rocco i suoi fratelli, 1960) conta a história de uma família, viúva e cinco filhos, que saem do interior pobre para a cidade grande tentar ganhar a vida. O primeiro a ir é o mais velho, Vince (Spiros Focás), que já estava conseguindo algum sucesso. Na festa de celebração de seu noivado, porém, chegam sua mãe e seus quatro irmãos para viverem com ele. E as coisas começam a ir mal. Ele poderia sustentar a si próprio e à esposa, mas como sustentar toda a família? Ele já havia desistido do boxe porque não era a sua paixão, apesar de seu talento e de receber relativamente bem por cada luta. Então ele resolve à moda italiana: em família. Fica com a mãe e os irmãos em uma casa de aluguel barato e espera pelo despejo (assim poderiam viver em algum outro lugar fornecido pelo governo, sem ter que gastar com aluguel, água ou luz), arruma empregos temporários para si e seus irmãos.

A essa altura eu já me perguntava: se o personagem principal é o Vince, porque o filme se chama Rocco e seus irmãos? Então começa a narrativa da vida de Rocco, e percebe-se porque ele é o principal. Foi através de sua ida para o exército que sua família teve um pouco mais de conforto, através do seu sucesso como boxeador que a família se estabilizou, através de sua bondade e honestidade que o irmão problemático (Simone) não foi preso por roubo e teve sua carreira encerrada precocemente, de sua abdicação e devoção à família que ele implorou para o amor de sua vida (a prostituta Nadia, interpretada brilhantemente por Annie Girardot) que o abandonasse e voltasse para o seu irmão. É um personagem muito forte, à beira do surreal. Ninguém consegue ser tão bondoso quanto Rocco. Ele é a alma do filme, o cara que mantém os pés no chão, que sonha em voltar para casa com a família, que faz qualquer sacrifício pelo bem da mãe e dos irmãos - e por isso mesmo não tem medo de sonhar com um futuro melhor. Um cara consciente dos sofrimentos da vida, mas que não deixa de ter esperanças, que é bom, que tem um coração puro e generoso, que acredita no amor.


Rocco Parondi (Alain Delon) é um dos personagens mais tocantes que eu já tive o prazer de ver

Esse, provavelmente, é uma das maiores surpresas da lista para mim. Não costumo gostar de filmes italianos, acho as narrativas lentas demais (sem necessidade); em cenas de muitas pessoas falando, parece que estão sempre brigando; e as interpretações são sempre um pouco exageradas demais. Fora que eu já tenho um preconceito com o sotaque italiano por causa das novelas que insistem em carregar os diálogos de palavras e expressões no idioma, o que acaba por deixá-los chatérrimos e irritantes. Mas Rocco é mais do que um filme italiano. É universal, atemporal. Interpretações na medida, com destaque para as mulheres em cena (a mãe exagerada, a prostituta desgraçada, a esposa durona) e para Renato Salvatori, que fez um Simone perfeito; cenas memoráveis (a briga dos irmãos quando Rocco e Nadia são pegos juntos, quando Simone conta a Rocco que a matou e a cena final, de Ciro e Lucca conversando sobre o futuro, são as minhas preferidas); personagens cativantes e, o mais impressionante, tão verossímeis que poderiam muito bem ter sido reais.


Simone e Rocco: dois irmãos apaixonados pela mesma mulher. Não tinha como dar certo.

Quem não tem uma mãe como a signora Parondi, tão protetora e orgulhosa de sua prole? Quem não sonha com uma vida confortável e feliz para sua família, como Vince? Que filho não gostaria de provara para a mãe e os irmãos que poderia ser alguém na vida, como Simone fez (apesar das besteiras que cometeu)? Quem, como Ciro, não ama seus irmãos a ponto de, achar que mesmo fazendo o que parecia errado era o melhor para seu irmão? Ou age como o próprio Rocco, sempre dando um jeito de consertar as besteiras dos outros, sempre pensando na família em primeiro lugar? Fica a lição de esperança e amor, e Rocco é mais um personagem que entra pra minha lista de favoritos.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates