Home » , , » Fantástico!

Fantástico!

A cena mais famosa do filme, no massacre à população solidária aos marinheiros revoltosos


Ainda estou impressionada com o filme. Rodado em 1925, apenas 20 anos após o incidente verídico, e com forte tom comunista, Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potyomkin, 1925) é um filme fantástico. Sem efeitos especiais mirabolantes e mudo, teria tudo para ser enfadonho, pelo menos na perspectiva dos filmes atuais. mas é exatamente o inverso disso.

O filme prende a atenção desde o início. Conta a história de forma quase literal através das imagens - eu assisti o filme com as (poucas) legendas em inglês e vendo as plaquinhas em russo (!!), mas dá pra entender absolutamente tudo: as interpretações, a trilha sonora e a edição contam a história por si só. Aliás, a edição merece uma homenagem à parte. Ela dá o ritmo certo à obra, mais lenta e suave quando precisa comover, mais rápida e aflitiva quando a tensão aumenta. Sensacional, e muito melhor que muita edição de filme de ação de hoje em dia.

Esse é o diferencial dos filmes bons, e é isso o que faz eles serem eternos. Não à toa Encouraçado torna-se referência para outros filmes memoráveis. As cenas são belíssimas e duras, ao mesmo tempo. É de embrulhar o estômago ver o massacre em Odessa e as condições subumanas dos marinhos no Potemkin, é de amolecer qualquer pedra ver a mãe subindo as escadas com o filho morto nos braços, de prender a respiração ver as multidão correndo tentando salvar a própria vida e aguardar os tiros de canhão dos outros navios, junto com os marinheiros encurralados. Simplesmente o máximo.

Assim que vi o nome do filme em nossa lista, não pude deixar de me lembrar de minha querida professora de história do Ensino Médio (segundo grau, para os íntimos) que vivia falando dele. Lembro da paixão com que ela falava sobre o filme, que era maravilhoso mesmo sendo em preto e branco e mudo, com legenda em russo. Lembro também que adorava quando ela não conseguia arrumar a fita VHS (sim, isso é do meu tempo) pra passar pra gente, e nós voltávamos pra aula normal. No auge de minha "sabedoria adolescente", eu só pensava em como seria chato se ela passasse o filme. Hoje me pergunto se eu seria mais crítica quanto ao cinema e à História. Fico imaginando como teria sido assistir esse filme com uma professora de História comentando. Se a experiência já foi ótima hoje...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates