Home » , , » Medo de assobio!

Medo de assobio!

Ih! Deu ruim!!!!
Agora eu sei porque ninguém mais assobia ao caminhar na rua. É assim que o assassino de crianças que aterroriza a cidade de Dusseldorf é identificado no longa. Aliais "M" é o primeiro personagem do cinema a ser relacionado a um tema musical. Só por isso o filme já valeria a locação.

Um assassino de crianças deixa Dusseldorf em alerta. Mães orientam seus filhos a não ficar pelas ruas. A polícia já esgotou as possibilidades, pesquisou todo e qualquer suspeito cidade. A ponto de até os bandidos ficarem incomodados. Afinal, os caras maus também tem filhos e com a policia em cima não conseguem trabalhar. Depois de uma fileira de crianças mortas e a cidade inteira (literalmente) vigilante, o assassino não tem para onde correr.

O que me lembra. As mães davam todo tipo de conselho, mas não ouvi, durante os 117 minutos do filme, nenhuma delas dizer - Minha fila nunca fale ou aceite doces e presentes de um estranho. Só para constar.

É o primeiro filme falado de Fritz Lang (dirtor de Metrópolis, filme mudo que já assistimos por aqui). E é no uso da nova tecnologia que o diretor escorrega um pouco. Muitos diálogos desnecessários ou talvez apenas desorganizados, e longas cenas com silêncio absoluto (não rola nem um som ambiente!), se intercalam. Enquanto a falação confunde, a ausência de som causam sonolência. O que seria um problema caso a trama não fosse boa.

É no roteiro bem organizado e na escolha de criar o "clima" com o contraste de luz e sombra, ao invés do som  (a única exceção é a musica tema do assassino), que o filme tem suas maiores qualidades. É a força do Expressionismo Alemão aumentando os suspense.

Não posso deixar de mencionar a engenhosidade do rapaz que identifica o assassino para a comunidade, em contraste com a falta de competência dos vigilantes que fazem sua busca. Acho que nunca caçaram alguém! Acima de tudo o que rouba a cena são os olhos esbugalhados de pavor de Peter Lorre. Tenho a leve desconfiança de que ele ganhou o papel com um olhar.

Treinando o olhar 43,5!
Não há personagens principais além do assassino, que por sua vez só começa a ganhar a tela na segunda metade do longa. Não é a luta de um policial para prender o bandido, e sim de uma comunidade inteira para erradicar o mal, que os estavam levando a paranóia.

Quanto ao questionamento de uma mãe ao fim do longa. A busca nunca foi para trazer seus filhos de volta, era pura vingança mesmo. A parte boa? Vai evitar que mais crianças sejam levadas.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates