Home » , , » Status da missão: John a salvo (por enquanto)

Status da missão: John a salvo (por enquanto)

Se depender dos filmes de Hollywood, a humanidade (toda resumida à população e território dos Estados Unidos, é claro) está predestinada a morrer numa hecatombe sem precedentes. Morte rápida e suja, sem direito a choro nem vela. É a nossa sina. Confesso, sou fã de filmes de ação. Mas para eu gostar, a mentira tem que ser bem contada - senão perde a graça. Ficam só um monte de cenas de tiro e explosões de carros e prédios, mortes sangrentas e dolorosas... E história que é bom... Nada. Mas não é bem isso o que acontece nesse filme.

Em O Exterminador do Futuro 2 - O julgamento final (Terminator 2 - Judgment day, 1991), o diretor James Cameron reforça a sua teoria apocalíptica iniciada no anterior O Exterminador do Futuro (Terminator, 1984). No primeiro filme da série ficamos sabendo que o mundo vai ser tomado pelas máquinas em 2029, quando a Skynet toma vida própria, controla todo o sistema militar americano e envia mísseis à Russia, que revida e destrói a humanidade na tão temida guerra nuclear. Poucos sobrevivem e formam a resitência, liderada por John Connor, que tenta desesperadamente aniquilar o poderio das máquinas para sobreviverem.



John e o exterminador salvando Sarah do sanatório: sequências de ação de tirar o fôlego




E se no filme anterior nós vimos uma máquina vir do futuro com a única missão de matar Sarah Connor (Linda Hamilton, nos dois filmes) para evitar que ela venha a conceber John, nesse a coisa muda de figura. O exterminador que antes tinha vindo "cortar o mal pela raiz", agora veio reprogramado para proteger o jovem John. Para a pobre Sarah, que foi internada num sanatório porque ninguém acredita na história dela, não poder estar perto do seu filho para protegê-lo e ainda ter que confiar na criatura que quase a matou anos antes é um tanto complicado.


Aliás, esse filme é todo da Sarah. Atormentada pelos pesadelos constantes do apocalipse que ela sabe que serão verdade, Sarah faz tudo o que pode para aprender como se defender e ensina ao filho. Procura dar a ele uma chance de se defender, ensinar a ele o que ele precisa para liderar o que restou da humanidade contra as máquinas. E o diretor parece fascinado com essa mulher, uma verdadeira guerreira, que luta sozinha uma guerra pelo futuro da humanidade. E Linda hamilton fez um trabalho digno dessa paixão: está absolutamente entregue à ppersonagem, á beira da loucura, tentando manter a sanidade e salvar a própria pele; não perde o foco um minuto sequer - sabe que sua missão é salvar seu filho, mantê-lo vivo, e ela não vai descansar nunca porque sabe que as máquinas não descansam. Sempre a vi como a grande heroína da história. Posso garantir que o filme não teria o mesmo impacto sem a atuação dela.




Quem precisa de Lara Croft quando se tem Sarah Connor?




E além de impactante, Exterminador é mais que diversão pura, é entretenimento inteligente. Me divirto horrores toda vez que assisto a esse filme! Adoro as ótimas cenas de ação (alucinantes a perseguição ao John numa motocicleta, logo no início, e a destruição do laboratório) os poucos diálogos tem sempre uma questão que faz pensar no que vai acontecer mais para frente (além de serem muito espertos, com tiradas ótimas); os efeitos especiais, que hoje parecem toscos, mas na época foram revolucionários; um vilão implacável, que não morre nunca (cara, que agonia que dá!). É impossível não rir com a cena inicial, em que um Schwarzenegger peladão entra num bar e estraçalha todo mundo por causa de uma jaqueta de couro. E quando o jovem Connor descobre que o exterminador deve obedecer a qualquer ordem sua e o testa, fazendo ficar numa perna só? Ou quando o ensina a usar gírias e a agir como um humano? Muito bom!






Ai, esse troço que não morre!!!



Lição do dia: parafraseando a fala final do filme, se até um exterminador aprendeu a conviver pacificamente com humanos, porque nós não podemos fazer o mesmo? Hasta la vista, baby.

2 comentários:

Anônimo disse...

Perche non:)

Fabiane Bastos disse...

Por que não está a salvo?
Oras, por que caso contrário não haveriam sequênicas!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates