Home » , , » Sobre percepção

Sobre percepção

Segundo a Wikipédia, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.
Calma! Você não digitou errado e caiu em um blog de aulas de português. Muito menos está em um daqueles dicionários on-line. Então, porque estou começando meu texto desta semana com a definição de percepção? Simples, porque ela é mutável e isso é ótimo!

Cerca de uma década atrás, na época do pré-vestibular, assisti a Cidadão Kane. Não achei ruim, mas chato confuso e arrastado. Durante essa decada entre a primeira impressão e a segunda seção do longa aprendi que nosso gosto, ou melhor, nossa percepção sobre as coisas muda conforme o tempo e as experiências que vamos acumulando. Então fui assistir ao filme sem preconceitos, e tenho orgulho de dizer: não me arrependi! E pelo visto, devo refinado minha percepção ao longo desses dez anos.

A maior busca por um significado já vista nos cinemas, para descobrir o que é "Rosebud" e, conseqüentemente, tentar entender o quebra-cabeças que é Charles Foster Kane. Contudo, antes de chegarmos a metade longa, já esquecemos a tarefa e nos deliciamos conhecendo Kane. Um pobre homem rico que poderia ter tudo, e até teve muitas coisas, mas não manteve nada, a não ser é claro seu nome. Um mito!

Não é atoa que o senhor William Randolph Hearst, que dizem ter inspirado muitas dos detalhes de Kane, tenha ficado tão chateado com a obra de Welles. Afinal, se as semelhanças eram tantas, ele poderia ter o mesmo solitário final. Não sei como Hearst terminou a vida, mas não deve ter sido igual. Ao menos não virou um mito, nunca ouvi falar dele até esta semana.

Não consigo encaixar Rosebud aqui!
De volta ao filme. Qualidades técnicas a parte, mesmo porque sobre essas não há como ter dúvidas (mesmo a dez anos eu não tinha), a narrativa é cativante, envolvente. Apresenta um grande personagem cercado de mistérios, nos fisga com a busca pela verdade, mas nos mantém pela história. Seja do homem, ou da imprensa difícil não se interessar.

Felizmente, nós espectadores, diferente dos pobres personagens, ao fim do filme descobrimos o que é "Rosebud". E com a mente livre desse mistério maior do que, quem matou Odete Roitman?, podemos pensar nos muitos temas embutidos na história. Estes vão desde a importância dos relacionamentos, e a importância que damos (ou não) a eles, ao poder da informação.

Não sei se o consideraria o melhor filme de todos os tempos, mas agora afirmo com certeza é um ótimo filme, que gostei muito de assistir. Que bom que a percepção é mutável. Que bom que sempre podemos "conhecer" novamente coisas antigas, tirar novas impressões, redescobri-las.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates