Home » , , , » Um pouco mais do diretor: Orson Welles

Um pouco mais do diretor: Orson Welles

George Orson Welles nasceu em 6 de maio de 1915 em  Kenosha (Wisconsin) e morreu em 10 de outubro de 1985 em Hollywood. Foi casado com a atriz Rita Hayworth (o casal divorciou-se em 1948) e tiveram a filha, Rebecca.

Cineasta, roteirista, produtor e ator iniciou sua carreira no teatro, em Nova Iorque, em 1934. Órfão aos quinze anos, após a morte do seu pai (sua mãe morreu quando ainda tinha 9 anos), Welles começou a estudar pintura em 1931. Ainda adolescente, não via interesse nos estudos e em pouco tempo passou a atuar em em 1937 criou sua própria companhia de teatro.

Em 1938, produziu uma transmissão radiofônica intitulada A Guerra dos Mundos, adaptação da obra homônima de Herbert George Wells (o mesmo que inspirou versões homonimas de Spilberg, 2005 e de Byron Haskin, 1953). A dramatização radiofônica ficou famosa por provocar pânico nos ouvintes, que acreditaram estar enfrentando uma invasão extraterrestre. A "pegadinha" foi um sucesso e deu fama ao jovem Welles. No teatro o reconhecimento e o sucesso vieram com a montagem de Macbeth, somente com atores negros, em Nova York.

Apesar de sua reputação como ator e diretor, manteve durante muito tempo sua licença junto a Magician's Union (Sindicato dos Mágicos), além de praticar periodicamente mágicas. De acordo com Welles, assim ele poderia seguir adiante em uma carreira caso fosse impedido de seguir trabalhando no cinema.

Kane
Sua estréia nos cinemas em 1941, aos 25 anos, resultou em no filme até hoje considerado por muitos como o melhor filme da história do cinema. Inovação, coragem e dinamismo de Welles tornaram Cidadão Kane uma obra unica.

Inovação estética com técnicas até então raríssimas nas produções cinematográficas. Como diferentes ângulos de câmera (uso de plongée e contra-plongée); Exploração do campo (campo e contra-campo); Narrativa não linear); Edição/Montagem muito sofisticada para e época de sua realização, devido a não linearidade da narrativa.

Dinâmico Wellwa foi diretor, co-roteirista, produtor e ator em "Citizen Kane". O que torna a qualidade de Kane uma surpresa uma vez que o acúmulo de funções no cinema normalmente, acaba influenciando de maneira negativa no resultado final.

Coragem de retratar no longa a vida e a decadência de um magnata da comunicação norte-americana, baseado na história do milionário William Randolph Hearst. Mesmo estando pronto, Cidadão Kane quase não saiu, resultado de problemas com Hearst. Sua coragem de realizar esta obra prima acabou resultando no fechamento de muitas portas no futuro, beirando ao ostracismo no fim da vida.

Após Kane
Logo após "Citizen Kane", Welles passou uma temporada no Brasil, onde pretendia filmar o famoso carnaval carioca para acrescentar ao seguimento My Friend Bonito, do documentário It's All True. Se encantou pelo Botafogo e logo virou torcedor a ponto de ir vestido com o uniforme do Botafogo em uma entrevista coletiva.


Mas seus planos não deram certo. Sobre o fato, Welles comentou em entrevista ao crítico de cinema, André Bazin: "Era co-dirigido por mim e Norman Foster. Era uma história entre um pobre menino e seu touro. Depois fizeram outra versão, modificando todas as ideias e refazendo tudo ao modo deles. Eu tinha rodado durante três meses, mas a RKO (estúdio) me despediu. Quando retomaram a ideia não queriam saber mais nada de mim. Tampouco me pagaram nenhum tipo de direitos e atuaram como se fosse uma história original".

Esse tipo de problema iria ser uma constante na carreira de Welles. Logo após o fracasso de público de A Dama de Xangai (1948) ele raramente conseguiria realizar um filme à sua maneira, dirigindo quase sempre em condições precárias. As filmagens de Dom Quixote (1959-1972, Don Quijote de Orson Welles) duraram mais de dez anos, e mesmo assim somente a copia do filme pode ser visto (hoje já está disponível em DVD).

É um dos cinco atores que recebeu uma indicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na categoria de melhor ator em uma de suas cinco primeiras aparições no cinema. Apesar de toda a sua genialidade retratada e seus filmes, Welles nunca foi o favorito das bilheteiras, lutando sempre para financiar seus filmes. Entre um projeto e outro, fazia papéis carismáticos para outros cineastas.

Tentando continuar sua carreira, ele passou as décadas seguintes aceitando papéis de ator, no qual sua presença e voz marcante, mesmo quando as participações eram pequenas, nunca passavam sem chamar atenção. Ao voltar a Hollywood depois de uma temporada na Europa, Welles atuaria como um dos co-protagonistas do premiado The Long, Hot Summer (1958), dirigiu e atuou em A Marca da Maldade, famoso por ter incluído um plano-sequência de três minutos com um desfecho impactante, e teria um de seus melhores desempenhos em cena no filme Compulsion, de 1959.

Em 1962 realizou The Trial, filme baseado na obra O Processo de Franz Kafka. Welles considerou este um dos seus mais gratificantes filmes. Na década de 70 realizou uma sátira a Hollywood chamada The Other Side of the Wind estrelada por John Huston e Peter Bogdanovich. As filmagens chegaram a ser concluídas, mas problemas legais e também na sua pós-produção impediram que fosse lançado nos cinemas;

Recusou o convite para dar a Darth Vader, de Star Wars, em 1977, e em 1979 teve um pequeno papel no filme The Secret Life of Nikola Tesla. Seu último trabalho foi dublando a voz do planeta Unicron no desenho animado de longa metragem de 1986 The Transformers: The Movie.

Sua estrela na Calçada da Fama fica localizada em 1600 Vine Street.

Orson Welles morreu de ataque cardíaco em sua casa em Hollywood, Califórnia em 10 de outubro de 1985, aos 70 anos, no mesmo dia que o astro Yul Brynner. Segundo a lenda, teria feito o seguinte comentário sobre sua profissão antes de morrer: "Esse é o maior trem elétrico que um menino já teve."



Prêmios de Welles 

OSCAR
Ganhou
1971 - Oscar Honorário pelo conjunto da obra
1941 - Melhor Roteiro Original - Cidadão Kane

Indicações
1942 - Melhor Filme - Soberba
1941 - Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator - Cidadão Kane

GLOBO DE OURO
Indicação
1982 - Melhor Ator Coadjuvante - Butterfly

BAFTA
Indicação
1965 -Melhor Ator Estrangeiro - Campanadas a Medianoche

CANNES
Ganhou
1970 - Leão de Ouro Honorário pelo conjunto da obra
1965 - Prêmio Técnico do Júri - Campanadas a Medianoche
1965 - Prêmio do 20º Aniversário - Campanadas a Medianoche
1959 - Melhor Ator - Estranha Compulsão
1952 - Grande Prêmio do Júri - Othello

TROFÉU FRAMBOESA DE OURO
Indicação
1982 - Pior Ator Coadjuvante - Butterfly

Filmografia
1992 - Don Quixote
1984 - The Spirit of Charles Lindbergh
1975 - Vérités et mensonges
1972 -  The Other side of the wind
1971 - London
1970 - The Deep
1969 - The Merchant of Venice (TV)
1968 - Vienna
         - História imortal (TheImmortal story)
1965 - Campanadas a medianoche
1962 - O Processo (Le Procès)
         - No exit
1960 - David e Golia
1958 - Portrait of Gina (TV)
         - Fountain of youth, The (TV)
         - A Marca da Maldade (Touch of Evil)
1956 - Orson Welles and people (TV)
1955 - Moby Dick rehearsed (TV)
         - Grilhões do passado (Mr. Arkadin)
1952 - Othello (TheTragedy of Othello: The moor of Venice)
1949 - Memórias de um mágico (Black magic)
1948 - Reinado de sangue (Macbeth)
         - A Dama de Shanghai (The Lady from Shanghai)
1946 - O estranho (The Stranger)
1942 - Jornada do pavor (Journey into fear)
         - Soberba (The Magnificent Ambersons)
1941 - Cidadão Kane (Citizen Kane)
1938 - Too much Johnson (curta-metragem)
1934 - Hearts of age (curta-metragem)

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates