Home » , , » Juventude Transviada

Juventude Transviada

Não podia faltar um filme sobre infância em nossa lista. E, infelizmente, infância que rende boas histórias é sempre conturbada. Antoine Doinel é (ou tenta ser) um garoto comum. Assiste a aulas chatas, é injustiçado pelo professor (incrível como isso era comum!), faz tarefas domésticas, apronta e desobedece de vez em sempre. E tem problemas em casa, muitos problemas.

O primeiro, e sempre presente, a falta de dinheiro, que obriga seu pais a passarem muito tempo fora de casa, "trabalhando". Não que cuidar do menino fosse a primeira opção de seus responsáveis. Ambos o tratam como um inconveniente. Depois de matar aula com um amigo para se divertir (aqui ainda diversão inocente, parque e cinema), ele presencia o adultério de sua mãe, ao mesmo tempo em que sua falta não justificada é descoberta pelo professor. A partir daí, é ladeira abaixo. A mãe tenta comprar seu silêncio, o "pai" cada vez o suporta menos. E ele acaba decidindo que é hora de se virar sem eles. Mas ainda é só um garoto, e mesmo com apoio de um amigo não se sai muito bem.

Em seu filme de estréia Truffaut, fala de um tema que parece conhecer muito bem. Teve infância parecida com a de Antoine. Não é atoa que se sai tão bem em mostrar o nascimento de um rebelde (com causa!). Emotivo e melancólico, mas nunca piegas.

Fragilidade e força,se é dificil para um ator adulto migrar de uma ponta a outra, o jovem Jean-Pierre Léaud não parece ter tido muitos problemas. Morremos de pena quando ele é injustiçado em classe, pensamos "que peste!" quando ele apronta. E não nos contentamos de satisfação quando na supra-citada cena da conversa com o psicólogo percebemos que talvez consigamos compreende-lo. Compreensão nem tanto, mas na interpretação o menino da um show!


Impossível não e simpatizar com o pobre garoto, principalmente nos dias de hoje, onde não apenas ainda encontramos crianças nessa situação, mas também completamente o oposto. Com muitas leis, normas, fórmulas e conselhos para educar e proteger as crianças esses jovens muito bem tratados se rebelam por nada. Agridem colegas, professores, não conhecem limites.

O final indefinido incomoda um pouco. Será que não há nada à frente para Antoine, ou as opções são tantas que não há melhor maneira de descreve-las que o vasto horizonte? Dúvida que deve ser sanada, nas sequenias. Sim! Existem mais histórias sobre a vida de Antoine Doinel.

Truffaut contou histórias de outras fases de sua vida em mais quatro filmes, em um período de vinte anos. Sempre com o talentoso Jean-Pierre Léaud como protagonista. Antoine e Colette (1963), Beijos Proibidos (1968), Domicílio Conjugal (1970) e O Amor em Fuga (1979).

2 comentários:

The Top 250 IMDB Nerd Project disse...

Parabéns pelo post Fabiane, ficou muito bom!!!!

Nós já visitamos esse filme lá na liga, e gerou opiniões bastante adversas, mas é Truffaut, ele tem esse poder não é mesmo? heheh
parabéns pelo blog, muito de bom gosto....

Um Grande Abraço

da Liga Nerd Imdb
http://thetop250imdbnerdproject.blogspot.com/

Fabiane Bastos disse...

Obrigada!

Eu li! As discussões são quentes por lá, não é! Coloquei mais lenha na fogueira se não se importa. hehehe.

Adorei a visita!
Abs!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates