O Legado de HAL

O grande vilão de 2001: Uma Odisséia no Espaço é HAL 9000, Heuristically programmed ALgorithmic computer, em tradução livre Computador Algorítmico Heurísticamente Programado. Uma inteligência artificial avançada, instalada a bordo da nave Discovery capaz de falar naturalmente, realizar reconhecimento facial e vocálico, fazer leitura labial, apreciar manifestações artísticas, interpretar emoções, raciocinar, expressar emoções e jogar xadrez.

Cheio de vontade própria, HAL toma o controle da nave, e não mede esforços para garantir sua sobrevivência. Desde então várias máquinas semelhantes surgiram, assim como HAL, alguns resolveram ignorar as leis da robótica* e se amotinar contra os humanos. Pensando bem, computadores e robôs não são exatamente a mesma coisa, vai ver resolveram que as leis não se aplicavam a eles, mas isso é outra história....

A Super Maquina
K.I.T.T, era um dos bonzinhos, a principal arma do mocinho contra o crime. O Carrão teve duas encarnações na TV, 4 temporadas de 1982 a 1986, e em 2008 um "remake" de apenas uma temporada. Originalmente um Pontiac Firebird Trans-Am computadorizado e com uma liga molecular que o torna indestrutível, a prova de fogo e balas, além de dotado do computador K.I.T.T. (Knight Industries Two Thousand ou Indústrias Knight 2000 em português), que comanda todas as funções do carro, e que ainda fala. Na versão do século XXI, K.I.T.T. se tornou um Ford Mustang Shelby GT500 KR.


Auto Pilot (WALL-E)
O co-piloto foi criado para facilitar a vida do piloto da Axion, nave para onde a humanidade fugiu até que a Terra fosse habitável novamente, após termos poluido tudo. Mas a exemplo de HALL, ela decidiu que os homens não eram capazes de cuidar de si mesmos, e que estariam mais seguros na Axion. Então o robô em forma de leme de navio ocultou a "cura" da terra por décadas, até WALL-E e EVA revelarem toda a verdade. Referência clara a 2001, Auto faz uma bela homenagem ao clássico da ficção ciêntífica, neste longa de 2008 que também é uma obra prima.

Frank (Tempos Modernos - novela)
Quem disse que a dramaturgia nacional não tem ficção científica? Frank era o cérebro por traz do mais moderno prédio brasuca, o Titã. Outra referência clara ao longa de Kubrick, apesar de trazer inovação para as novelas nacionais, a trama de Bosco Brasil não agradou. A novela exibida em 2010 teve a menor audiência no horário das sete em anos. E Frank era considerado um fofoqueiro pelos outros personagens. Até blog ele tinha, assitam sua auto-apresentação postada em seu blog.


Lembrou de mais alguma inteligência avançada das telas? Comente!

*As Três Leis da Robótica são leis elaboradas pelo escritor Isaac Asimov em seu livro de ficção I, Robot (Eu, Robô) para regularmentar o comportamento dos robôs e evitar que coloquem os humanos em perigo.
1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2ª lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates