3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Rastros de Curiosidades

Rastros de Ódio foi filmado no cenário favorito do Diretor John Ford, o Monument Valley em Utah (EUA). Algumas cenas adicionais foram feitas em Mexican Hat, também em Utah, e em Bronson Canyon em Griffith Park, Los Angeles.

Ford queria contratar Fess Parker (o futuro Daniel Boone), para o papel que ficou com Jeffrey Hunter. Mas Walt Disney, que o tinha em contrato, não permitiu. Parker contou que considera esse fato o pior acontecimento de sua carreira.

Em Portugal o longa tem o título de A Desaparecida.



Os índios Comanches, segundo Ethan Eduards (personagem de Jonh Wayne)
Ethan odeia os comanches mas, fiel ao mandamento militar de "conheça seu inimigo", se mostra um conhecedor do modo de vida dos nativos. Algumas "lições":

  1. Ethan diz que os comanches amarram as montarias a si próprios, quando dormem, evitando que seus inimigos espantem os cavalos;
  2.  Ethan diz que um comanche em fuga, ao contrário de um homem branco que desmonta quando o cavalo está cansado, continua a cavalgada até escapar ou o cavalo morrer. E depois disso, come o cavalo;
  3. Ethan atira nos olhos de cadáveres de índios. Explica que é uma vingança, pois segundo a crendice comanche isso é uma das piores coisas que podem acontecer, pois eles acreditam precisarem dos olhos intactos para se guiarem no "outro mundo".

0 comentários: