Home » , , » Um retrato comovente da velhice

Um retrato comovente da velhice


Num primeiro momento, o que mais me chamou a atenção em Era uma vez em Tóquio foi a formalidade das relações sociais. Tudo bem, a gente sabe que os japoneses prezam muito a disciplina e são conhecidos justamente pelas tradições. Mas, em um filme que trata do relacionamento entre os membros de uma família, não deixa de intrigar que, nem nas horas mais difíceis, as rígidas regras sejam afrouxadas. Sabe assim um aperto de mão? Muito improvável. Um abraço, então, nem pensar. Por isso mesmo, é curioso acompanhar os passos desse (fofo) casal de velhinhos que deixa sua pequena cidade natal para visitar os filhos e conhecer de perto a grandiosidade de Tóquio. 

O ritmo é bem lento, quase que no ritmo dos vovós. Os diálogos são os mais simples possíveis. As atuações, sempre comedidas (isso pra não dizer inflexíveis, já que, pra mim, todos têm o mesmo tom de voz e as mesmas expressões em todas as situações, o que me torna mais dependente das legendas do que nunca). Mas a história em si é comovente o bastante. Ou vai dizer que você também não teve vontade de xingar os filhos ingratos que estão sempre ocupados demais para dar atenção aos pobrezinhos? Não é absurdo alguém que nem é parente de sangue, a nora, ser a pessoa que tem mais consideração por eles? 

Se só isso já era o suficiente para o filme ser um bonito e triste retrato da velhice, o desfecho, então, é de uma melancolia profunda. Afinal, o final de todos nós é mais ou menos o mesmo, não é? Solidão é cruel demais em qualquer idade. Talvez a pior de todas as doenças.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates