Home » , » Dando voltas no tempo

Dando voltas no tempo

Marty, Jennifer e Doc correm para salvar seu futuro filho de encrencas

No primeiro filme, Marty McFly (Michael J. Fox) volta até 1955 por acidente elá tem que encontrar o jovem Doc Brown (Christopher Lloyd) para que ele o ajude a voltar para o futuro (que era presente para ele). Nesse meio tempo ele acaba interagindo com seus futuros pais e tem que rebolar para fazer os dois se apaixonarem e ele não deixar de existir. Tudo dá certo, o raio acerta o relógio da praça e Marty volta para 1985, onde desobre que a vida agora é bem melhor do que a que ele levava antes (com sua "ajudinha", seu pai se tornou um homem mais corajoso e confiante, se tornou um escritor de sucesso e a situação em casa ficou mais tranquila). Doc ainda está vivo e embarca de novo no DeLorean, pronto para mais uma viagem, seu pai não é mais um panaca, sua namorada é linda e ele tem o carro que sempre sonhou. Em questão de minutos, Doc volta do futuro bem assustado, dizendo que Marty precisa urgentemente ir ao futuro - algo muito sério relacionado ao seu filho. Para quem viu, ficou aquela sensação de "ah, a gente queria mais...".

Pois Zemeckis não nos deixou na mão: em De volta para o futuro - parte II, partimos deste ponto da história. Chegando em 2015 (que hoje, pra nós, tá ali na esquina), finalmente Doc nos fala o que está acontecendo - Marty Jr. vai ser preso por se meter em confusão, e então toda a família McFly irá se arruinar. Para impedir que isso aconteça, Doc leva Marty para que ele se passe pelo filho e que não aceite o convite de Griff Tannen (Thomas F. Wilson) para ir a uma festa (local da confusão que o levará para a cadeia). Isso feito, o futuro infeliz dos McFly seria evitado. Quase tudo dá certo: não fosse Biff Tannen (Wilson) ter escutado sobre viagens no tempo e ter a mesma brilhante idéia de Marty (levar para o passado um guia com todos os resultados de jogos desde 1950 até o ano 2000 para apostar alto nos ganhadores e enriquecer), tudo estaria bem. Feito isso, essa mudança importa nte no passado, uma nova realidade foi criada. E nesse novo ano de 1985, Hill Valley era uma terra de ninguém, Biff é o cara e agora é padrasto de Marty - tudo estava indo de mal a pior. Desesperado, volta a se encontrar com Doc para saber o que deu errado e descobre que a única solução é ele voltar a 1955 e tirar das mãos do jovem Biff o tal almanaque.

E agora, José? O que fazer para salvar o futuro? Voltar para o passado, lógico!

Esse é o roteiro, cheio de vai-e-vem no tempo, mas que foi muito bem executado. As ligações com o filme anterior (os efeitos especiais que o inseriram em cenas já vistas dá um charme todo especial à aventura: parece que estamos tendo o mesmo dejà-vu que Marty) e os detalhes do futuro são o tempero do filme - ver atores como Billy Zane e Elijah Wood (sabe o moleque no videogame, o que acha muito sem graça jogar com as mãos? Então...), computadores hoje megaultrapassados que, na época, eram a visão do futuro, as dicas nas falas dos personagens sobre o que vai acontecer na próxima sequencia... Muitas coisas para se prestar atenção. As situações inusitadas (Marty vendo que o seu próprio filho lembra muito seu pai pré-viagem anterior, sempre humilhado por um valentão e encontrando a mãe alcoólatra e com implantes de silicone são as minhas favoritas) e a Hill Valley futurísca estilo “Os Jetsons” são a maior atração. Michael J. Fox e Christopher Lloyd dão outro show de interpretação e carisma, fazendo de Doc e Marty personagens únicos, queridos de todos os amantes de filmes - em especial, de nerds de plantão.

Sim, o pequenino de camisa vermelha é o futuro Frodo.


Essas delícias ainda vem com um bônus: uma prévia da próxima aventura. Ao queimar o almanaque e conseguir fazer o futuro (para Marty, presente, mas pra gente fica a sensação de que é passado) voltar ao normal, Doc acaba sendo enviado para sua época favorita, o Velho Oeste, quando o DeLorean que ele manobrava foi atingido por um raio. Desesperado, preso no tempo e sem ter como voltar pra casa, Marty vê um carro se aproximar, e dele descer um homem com uma carta endereçada à ele. O que acontece? To be continued...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates