Home » , , » Uma divertida viagem no tempo

Uma divertida viagem no tempo


É, eu sei que De volta para o futuro tem quase a minha idade, mas eu sempre me divirto com o filme, um dos meus queridinhos da Sessão da Tarde (leia-se anos 80/90, porque hoje...). Sim, porque o original é, de longe, o melhor da trilogia. Adoro a ideia central, de uma viagem ao tempo e de suas consequências anos depois. Adoro o roteiro mirabolante e milimetricamente encaixado. Adoro a mistura entre ficção científica (de brincadeirinha) e comédia romântica adolescente. Adoro Dr. Brown e seu DeLorean dos sonhos. E, claro, adoro Michael J. Fox novinho, uma graça. Tem como não gostar, aliás?

Tá, um senão: sempre achei a maquiagem horrorosa. Tipo, era pra gente perceber que os mesmos atores interpretavam os personagens com idades diferentes, mas... O resultado é superamador. Tudo bem, isso é só um detalhe, pra vocês não reclamarem que esqueci meu senso crítico em casa. O filme tem os melhores merchandisings que já vi na vida: o "nome" Calvin Klein é repetido à exaustao, graças à mae de Marty, que confunde a marca da cueca com o nome do jovem desconhecido. E Pepsi free (uma versao diet da época) serve como base para a piadinha em 1955, quando o atendente acha que o garoto quer um refrigerante de graça. Simples e eficaz. Aliás, um parêntese: nos anos 80 todo mundo era tão fervoroso no quesito alimentação? Tudo que o Marty comia era light, repara só. Gente mais chata!

Fora isso, é uma delícia acompanhar McFly nessa viagem inesperada aos anos 50, uma das épocas mais charmosas de que se tem notícia. Juro, queria frequentar aquela lanchonete e usar aquelas roupas. Mas sou solidária e entendo que não foram só os costumes diferentes que chocaram o cara. Imagina você conhecer seus pais quando eles eram adolescentes como você! Daria um nó na sua cabeça, não é? Descobrir que sua mãe, hoje em dia careta até o último fio de cabelo, bebia, fumava e ainda "corria atrás" dos rapazes entao... E, para completar, ela cai de amores por você. Pobrezinho, nem Freud ajuda num caso desses. 

Claro que o pano de fundo é uma clássica história de comédia romântica adolescente. George é o eterno loser, desprovido de autoestima, Biff é o valentao burro e covarde, Lorraine é a mocinha disputada a tapas. Mas a graça toda está na presença de Marty neste cenário para dar uma sacudida nessa trama óbvia, culminando com a clássica cena dele tocando Johnny B. Goode no baile do colégio: "Vocês ainda nao estao prontos para isso, mas seus filhos vao adorar". Estava certíssimo! E levanta a mao quem a-do-ra-va as falas pseudocientíficas do Doc, que morria de medo de saber algo sobre o futuro, mas nao resistiu à curiosidade... Nunca é demais rever este filme. E é sempre uma diversao, ainda bem.


0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates