Home » , , , » De Virginia Woolf, não tenho medo...

De Virginia Woolf, não tenho medo...

Cuidado, professor/marido frustrado armado!
Com o perdão do palavreado: que diabos serviram naquele jantar que precede os acontecimentos de Quem tem medo de Virginia Woolf? Não que o jantar fosse a causa da loucura dos personagens, mas é muito provável que a bebedeira iniciada tenha sido a ultima gota necessária para romper com tudo a represa.

O casal de meia-idade George (Richard Burton) e Martha (Elizabeth Taylor) recebe em sua casa um jovem casal que conhecera na mesma noite em um jantar, Nick (George Segal) e Honey (Sandy Dennis). A reunião já começa em altas horas, e com vários drinques previamente ingeridos. A medida que a noite avança, as conversas ficam mais ácidas, complicadas, agressivas e mesmo incompreensíveis. Transformando a reunião em um encontro deprimente.

É verdade! A sinopse não é nada promissora. Quatro personagens, que já nos são apresentados em estado alterado pelo álcool discutem suas neuras e mágoas, com berros, choro, e até vômitos. Juro que pensei: ou isso é muito bom, ou vai parecer um capítulo ruim de uma novela mexicana qualquer. Felizmente fui surpreendida pela primeira opção.

Rindo de seus problemas!
Novamente, é verdade, não entendemos muita coisa das neuroses intelectuais dos personages. Mas também não conseguimos desviar os olhos da tela, mesmo quando a choradeira das personagens criam algumas passagens monótonas. Sempre em busca de uma explicação e/ou desfecho para tanto drama.

O texto afiado, que nos faz nos perder, nas questões filosóficas e nos segredos de cada um dos quatro, é afiado e completamente louco. Resultando em uma catarse coletiva que permite falas insanas como "Eu sou a mãe terra e vocês são todos bundões". Ou ainda em diálogos inspirados onde as pessoas não estão necessariamente conversando entre si, como "Eu vou morrer". "Ótimo, faça, vá em frente!".

Mérito para o quarteto de atuação, que de tão afinado e entregue aos personagens, todos foram indicados ao Oscar (apenas as moças faturaram as estatuetas). Liz Taylor, desconstruida, escandalosa e sem seu glamour, me convenceu como nunca. Talvez seja culpa dela que a Academia acredite até hoje que, se uma mulher se despe de sua beleza, é porque vai mandar bem na atuação.

Terapia em grupo, catarse coletiva, ou inauguração
de hospício: você escolhe
O que dizer de Sandy Dennis, uma desconhecida para esta blogueira até ontem, é a melhor em cena. Migrando de uma mocinha recatada (filha de pastor e tudo), para uma moça que dança como o vento. E nos fazendo perguntar quem em sã consciência deixaria essa moça sozinha por aí?

Quem tem medo de Virginia Woolf? me fez descobrir que adultos também precisam de supervisão, algumas vezes. E que em outras o implantar e vivenciar a insanidade e o caos é a melhor forma de resolver seus problemas.

Medo de Virginia Woolf, eu não tenho. Já dos personagens....

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates