Home » , , » Tensão do início ao fim

Tensão do início ao fim


Direção é mesmo tudo. Foi só eu falar aqui que Gata em teto de zinco quente parecia teatro filmado que vem o filme seguinte me surpreende positivamente. Também baseado em uma peça, Quem tem medo de Virginia Woolf? é tão verborrágico quanto, mas é tenso do início ao fim e consegue prender a atenção do espectador - e não se esqueçam de que estamos falando do longa de estreia de Mike Nichols. Está certo que o casal de protagonistas é, digamos, maluco. Você faria uma visita a Martha e George às 2h30 da manhã? Eu não! É caso pra anos de terapia.

Tudo começa quando George (Richard Burton) e Martha (Elizabeth Taylor) recebem o casal Nick (George Segal) e Honey (Sandy Dennis). Nick é um professor recém-contratado pela universidade onde o pai de Martha é reitor. O que deveria ser apenas um encontro informal para criar intimidade entre eles acaba numa grande lavagem de roupa suja, em que todos os podres dos quatro vêm à tona em doses cavalares. Sério, programa da Márcia Goldschmidt perde. Só que com alguma sofisticação, se é que isso é possível.

Primeiro, temos que reconhecer que o texto de Edward Albee é um prato cheio para qualquer um, com uma certa dose de mistério, dramaticidade exarcebada, algumas pegadinhas e infinitas variações. Os personagens vão da ironia ao desespero, passando pelo sarcasmo e chegando ao alívio em questão de minutos. É trabalhoso acompanhar essa maratona emocional, mas o resultado vale a pena.


Liz Taylor, que só vi em filmes até então com a beleza intacta, está irreconhecível: envelhecida, alguns quilos acima do peso ideal e totalmente entregue. Até a voz está diferente, mais encorpada. Se o nome dela não estivesse nos créditos, poderia dizer que é outra atriz. Infinitamente melhor, diga-se de passagem. Mas seu então marido e parceiro de cena, Richard Burton, está igualmente impecável. Não sei dizer qual dos dois me perturbou mais. E nem preciso falar que George Segal e Sandy Dennis também estão ótimos: estão aí as quatro indicações ao Oscar que não me deixam mentir.

No meio daquela loucura toda, que muitas vezes parece sem propósito (onde foi que eles deixaram os modos? acaso não sabem manter a pose?), é possível ver um casal em sofrimento, em carne viva, que se consome e se destrói mutuamente. Triste, não? A revelação final, que na verdade é só uma confirmação do que a gente já suspeitava, torna tudo ainda mais profundo. E triste.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates