Home » , , » Perdido na tradução

Perdido na tradução


Sempre que vejo um filme, dou muito valor ao texto, e acredito mesmo que um roteiro bem escrito seja a garantia de 70% de um bom filme. Muitas vezes essa minha teoria se confirma, mas Gata em teto de zinco quente é a prova de que, às vezes, os outros 30% fazem muita falta. Sim, o filme tem personagens ótimos, excelentes atuações e diálogos brilhantes. Mas o resultado que se vê na tela não ultrapassa a mera tentativa de se filmar uma peça. E cinema, amigos, não é isso. Como diria a sabedoria popular, cada um no seu quadrado.

O texto de Tennessee Williams é afiado. Seja na relação nada harmoniosa entre Maggie e Brick, ou no grande ambiente familiar comandado (?) por Big Daddy, as pessoas são de uma sinceridade absurda. Mais ou menos o que seria uma festa de fim de ano, mas com roteiro, claro. E não estou falando daquelas discussõezinhas mais ou menos de Brothers and sisters ou novelas do Manoel Carlos, onde todo mundo diz o que quer, mas logo encarna o espírito natalino e resolve fazer as pazes. Como assim?

O melhor do longa de  é a quantidade de veneno despejada em cada diálogo ou mesmo no olhar. Reparem bem: o patriarca da família, à beira da morte, não suporta a esposa, não se dá bem com o filho, que se tornou um alcoólatra, e virou alvo da ambição do outro. A mulher deste vive de fazer intriga e de bisbilhotar a vida íntima da cunhada. Tudo perfeitamente crível, e com doses altíssimas de inveja, intriga, ódio, rancor, ganância, insensibilidade. A natureza humana exposta, uma beleza de se ver.

Acontece que cinema requer um pouco mais de requinte do que o filme apresenta. Loooongas sequências de diálogos podiam até ser toleráveis em 1958, mas hoje, é preciso um pouco de paciência para acompanhar esse ritmo. Ainda bem que fomos presenteados com um elenco de primeira qualidade. Elizabeth Taylor está bem convincente como a mulher determinada a salvar seu casamento, mas Paul Newman (lindo, lindo) é que faz miséria em cena. Nem tudo está perdido, ainda bem.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates