Zzzzzz...


Esperava mais do casal em cena...


Ok, sei que Gata em teto de zinco quente (Cat on a hot tin roof, 1958) é uma adaptação de uma peça de Tennessee Williams, mas não precisava parecer teatro filmado. Eu me senti tão irritadiça vendo o filme quanto o próprio Brick (Paul Newman, lindo de morrer) ao ver o que se passava ao seu redor: não aguentava mais aquele falatório, aquelas picuinhas ridículas que só gente interesseira é capaz de fazer. Eu podia sentir o clima quente e abafado da casa (tava um calor horroroso no dia em que assisti o filme, e isso não ajudou em nada). Se eu fosse uma gata num teto de zinco quente, já tinha pulado fora faz tempo.

O filme não conseguiu prender minha atenção por muito tempo, só peguei o básico da história. Filho mais novo e a menina dos olhos do pai rico, Brick (Newman) é um atleta aposentado (parou de jogar após a morte do melhor amigo) casado com Maggie (Elizabeth Taylor, inspirada - mas a voz incomodou), que não quer saber de crianças - as carinhosamente chama de "monstrinhos sem pescoço". Mesmo sem ter herdeiros, e sem estar interessado na herança do pai, Brick é jogado no meio da confusão armada pelo irmão mais velho, a cunhada pentelha e filhos mais pentelhos ainda. Sem poder fugir (literalmente) por ter quebrado a perna dias antes da reunião em família, é obrigado a assistir o rebuliço causado por todos quando descobrem que o Velho está com câncer terminal. A mãe desespera porque não quer aceitar que o marido vai morrer, o filho mais velho quer controlar a herança e ter posse sobre tudo o que pertence ao pai, a cunhada grávida não pára de atiçar as crianças para que adulem o Velho, na tentativa de agradar - puro interesse.


E o filme fica nisso: é discussão sobre a herança, DR do casal Newman-Taylor, o Velho forçando o filho a encarar seus medos e dizer a verdade sobre ter abandonado o esporte, filho mais velho e esposa tentando convencer a mãe que são a melhor escolha para controlar a herança da família... Muita fala para pouca ação. uma cena engraçadíssima, logo no início do filme me enganou: quando Maggie é atingida por uma bola de sorvete arremessada por uma sobrinha e resolve revidar, eu achei que fosse ter algo mais emocionante no filme. Ok, foi tocante a cena em que Brick deixa escapar para o pai que ele está morrendo, e o Velho ainda insiste em negar. Mas... duas cenas marcantes em um filme inteiro?

Tudo bem que escrever uma peça de teatro é difícil pra caramba, e que o que dá vida à cena é o diálogo (não adianta ter o melhor ator em cena se o texto é uma bosta). O tema é interessante, a situação é bem verossímil, o texto é ótimo. mas não funcionou essa montagem para o cinema. Interpretações por demais teatrais, enquadramentos estáticos, sem vida, sem emoção, falas intermináveis. Como Brick, eu só queria sair dali.

2 comentários:

Fada Da Cozinha disse...

Uau. Adorei o teu blog. Vai já para os favoritos. Eu também comecei um há pouco tempo. www.cinemofilia.blogspot.com
Passa por lá, se quiseres.
Continua o bom trabalho.

Fabiane Bastos disse...

Obrigada!
Vamos visitar o cinemofilia, com certeza.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates