Baseado no conto Rita Hayworth and Shawshank Redemption de Stephen King.
Primeiro filme dirigido por Frank Darabont;
O produtores queriam que Brad Pitt interpretasse o personagem Tommy Williams. O papel acabou ficando com Gil Bellows.
No conto de Stephen King o personagem Ellis Boyd Redding era irlandês. Este detalhe foi retirado do filme após a contratação de Morgan Freeman para interpretar o personagem;
A maior parte das filmagens aconteceu na Penitenciária Estadual de Mansfield, em Ohio, que estava desativada na época da produção. O lugar passou por uma reforma para servir ao longa.
O IMDB, The Internet Movie Database, elegeu esse o melhor filme da história com a nota 9.2/10, juntamente com O Poderoso Chefão.
Boa parte de Um Sonho de Liberdade foi rodado na Penitenciária Estadual de Mansfield, em Ohio, que estava desativada na época das filmagens. Como a penitenciária estava em péssimas condições, foi necessário que se fizesse uma pequena reforma que deixasse o local em condições para que se pudesse rodar um filme.
O Título do filme foi satirizado em um episódio da série Total Drama Action. Foi sátirazado como Um Chefe de Liberdade. Já em Todo Mundo Odeia o Chris, o criminoso Malvo achava que o longa era uma comédia.
Recebeu sete indicações ao Oscar:
Melhor Filme, Melhor Ator (Morgan Freeman), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som.
Recebeu duas indicações ao Globo de Ouro:
Melhor Ator - Drama (Morgan Freeman) e Melhor Roteiro.
0 comentários:
Postar um comentário