Home » , , » Mentes ociosas de homens inocentes!

Mentes ociosas de homens inocentes!



Todos são inocentes em Shawshank. Mesmo sendo uma prisão de segurança máxima todos afirmam estar lá por engano. O advogado tramou para eles!

Quando chega ao presídio em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins) também afirmava ser inocente da morte de sua esposa e do amante na noite em que ele descobrira o adultério. Entretanto, por vezes, temos a impressão de que o bem-sucedido banqueiro não tem muita certeza dos fatos ocorridos naquela noite.

Em sua nova rotina de prisioneiro, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman)."Red", preso há 20 anos e com pedido de condicional constantemente recusado, controla o mercado negro do presídio.

Na prisão tudo é rotina e o homem faz de tudo para manter a mente ocupada, afinal: mente ociosa, morada do diabo! É isso que acompanhamos, o dia a dia desses homens enclausurados.

À exceção de Andy, cuja culpa é duvidosa, não conhecemos os crimes da maioria dos detentos. Sem saber quem é assassino ou sonegador de impostos, não temos como criar preconceitos por sua vida pregressa, e acabamos julgando-os por seu comportamento atrás das grades. Por esse ângulo, a maioria é boa pessoa. Os vilões são os guardas, que abusam da autoridade e tiram proveito dos presos em qualquer oportunidade.

É observando esse comportamento, e sendo mais esperto que seus vigias que Andy mantém sua mente ocupada e causa uma revolução na prisão. Não! Nada de colchões queimados, guardas reféns, etc. A revolução é comportamental e cultural. Insistente, ele melhora a relação entre os detentos, consegue melhores recursos para a biblioteca, e alguns benefícios para eles e seus amigos. Além de um pouco de justiça misturado com vingança (mas vou parar por aqui para não estragar a sessão de ninguém). Tudo a custa de muito trabalho e sua experiência com finanças.

Sob o olhar atento de Red (personagem/narrador que nos deixa a par dos detalhes da vida na prisão e até faz algumas análises para o espectador), vemos os conflitos entre aqueles homens forçados a conviver (e isso inclui os funcionários do presídio). Detentos vêm e vão de diferentes formas. Impossível não se emocionar com a saída de Brooks Hatlen (James Whitmore), que chegou à prisão em 1905 e, 50 anos mais tarde, conquistou a condicional. Saindo para um mundo que evoluiu absurdamente neste meio século que ele não conhecia, e onde não poderia se encaixar.

Liberdade = medo!
Difícil é acreditar que este seja o primeiro longa para as tela grande de um diretor. Acertar de primeira assim, só Orson Welles e seu Cidadão Kane. Felizmente, diferente do maior "one-hit wonder" da história do cinema (Kane nunca conseguiu superar ou mesmo igualar sua obra), Frank Darabont não apenas conseguiu outros sucessos, como continua na "disputa", como produtor e diretor. 

Muito bem contada, com ritmo perfeito e personagens carismáticos, a adaptação para as telas do conto Rita Hayworth and Shawshank Redemption, de Stephen King, empatou bonito com meu filme de prisão favorito até então. À espera de um milagre (The Green Mile, 1999), dirigido por Frank Darabont. Curioso, não?

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates