Home » , , » Por trás daquelas grades também bate um coração

Por trás daquelas grades também bate um coração


Podem tirar sua liberdade, podem tirar sua dignidade, podem tirar até sua identidade, mas não podem tirar seu sonho. É tão lindo isso. Pode ser clichezão, mas é impossível não se emocionar com Um sonho de liberdade. Injustiça a gente está cansado de ver, todos os dias, em todos os lados. Andy Dufresne podia ser só mais um deles. Mas, coitado, é muita desgraça para um homem só, é de partir o coração. Gente inocente não devia sofrer assim não.

O grande problema é: alguém aí acreditaria na inocência dele? Diante de todas as circunstâncias, todos os fatos, todos os argumentos, é praticamente impossível convencer alguém do contrário. O resultado são duas prisões perpétuas, uma para cada vítima. Imagina passar duas vidas em Shawshank? Dá pra entender o desespero nos olhos de Tim Robbins. O que não dá pra entender é aquela calma... Será mesmo que ele poderia se conformar e passar seu tempo ocioso lapidando pedrinhas? Quantos tabuleiros de xadrez custaria sua sanidade? Nem mesmo a maior biblioteca da América poderia confortá-lo.  

Cena emblemática de Um sonho de liberdade
Graças a Deus, na mente daquele homem enigmático existia um dos mais brilhantes planos de fuga da história do cinema. Não, o mais brilhante. O desfecho perfeito para uma enorme sequência de violências, abusos, humilhações, chantagens. Coisas que a gente já imaginava que existia. Mas alguém aí já pensou em gente que fosse sentir falta de uma prisão de segurança máxima a ponto de apelar para atitudes extremas? Eu nunca tinha visto a questão dessa forma, nem nunca tinha parado pra imaginar os efeitos que uma pena de 20, 30, 50 anos é capaz de fazer com um homem. A passagem do tempo em Shawshank é lenta. Tanto, que o velho Red já ameaça perder a esperança de voltar ao mundo lá fora.

Antes que me interpretem mal, não estou defendendo criminosos, longe disso. Mas não dá pra ficar indiferente aos dramas daqueles homens vendo Um sonho de liberdade. Porque ali eles são mais que bandidos, assaltantes, sequestradores, estupradores, assassinos. Sim, eles dizem que são todos inocentes, mas nós sabemos que não é bem assim. Só que, às vezes, esquecemos de que também são seres humanos. Ainda bem que Stephen King e Frank Darabont estão aí para nos lembrar disso com um filme tocante desses. Uma das cenas mais bonitas pra mim é aquela em que Andy dribla os guardas e coloca música no alto-falante. Foram poucos minutos, é verdade, talvez até segundos. Mas arte e beleza são tão necessários pro espírito quanto a comida é para o corpo. Empatia ainda é uma virtude.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates