Home » , , , » Duas visões, uma noiva

Duas visões, uma noiva

Quem dissem que todo filme que figura por aqui é novidade para as blogueiras que vos escrevem? Algumas vezes são velhos conhecidos. A noiva cadáver foi tema de um curioso trabalho de pós-graduação que visava comparar duas visões de um mesmo produto. Considerando nossa cinefilia e nossa adoração pela dobradinha Burton+Depp, a escolha foi a mais acertada.

Confira abaixo textos três anos atrás e depois compare com as resenhas publicadas durante a semana aqui no DVD, sofá e pipoca, e descubra se o projeto funciona. Estamos mesmo nos tornando cinéfilas melhores???

P.S.: Nessa época a Gi já era mais criativa que eu na invenção de títulos. Repare!


A Noiva-Cadáver
Por Fabiane Bastos

Em A Noiva-Cadáver TimBurton, retoma a técnica stop-motion (onde as cenas são fotografadas quadro a quadro), usada em O Estranho mundo de Jack, para contar uma lenda russa passada no século XIX. O desastrado Victor Van Dort, filho de novos ricos, tem seu casamento arranjado com Victória Everglot, filha de uma tradicional, e falida, família aristocrata. Após arruinar, por acidente o ensaio de casamento, Victor acaba desposando por engano uma noiva cadáver.

O visual segue o estilo sombrio dos outros filmes do diretor, que faz uso das cores para criar um contraponto entre o mundo dos vivos e mortos. Enquanto os vivos presos a regras e tradições vagueiam por um mundo monocromático e sem graça, os mortos habitam um mundo alegre colorido, com muita musica, bebida e ligeiramente mais vivo, que os colegas lá de cima.

Recheado de humor-negro, com piadas textuais e principalmente físicas, uma vez que metade dos personagens está em decomposição, o filme ainda traz canções de Danny Elfman. O compositor, parceiro do diretor em varias produções, apresenta músicas divertidas que impulsionam a história.

Burton traz de volta outras parcerias. Jhonny Depp, no seu quinto trabalho com o diretor interpreta Victor. A noiva cadáver do título fica a cargo de Helena Boham Carter esposa do diretor e parceira dele em outros três filmes. Christopher Lee faz seu terceiro trabalho com Burton como o pastor Galswells. Não é coincidência o fato dos três atores estarem presentes em A Fantástica Fábrica de Chocolates, produção paralela do diretor, que aproveitou as folgas nas filmagens para gravar as vozes. O elenco ainda traz Emily Watson, Albert Finney, Richard E. Grant, Joanna Lumley entre outros.





A morte é animada
Por Giselle Almeida

A sinopse de A noiva cadáver pode até enganar o espectador menos atento: jovem rapaz se casa com uma mulher morta. Sinistro? Nem um pouco, quando se trata de um filme de Tim Burton. Antes de tudo, o longa de animação é uma história de amor. Nada tradicional, é verdade, mas incapaz de assustar qualquer criancinha.

O filme conta a história do jovem Victor van Dort, que conhece a noiva, Victoria Everglot, apenas um dia antes de se tornarem marido e mulher. O casamento foi arranjado pela família dos dois: os pais dele, de origem humilde, querem ser aceitos na sociedade; os pais dela, ricos falidos, estão em busca de estabilidade financeira. Os jovens, alheios às conveniências, estão conformados com uma vida de infelicidade em comum. Mas quis o destino que eles se apaixonassem à primeira vista. Tudo correria às mil maravilhas se, no ensaio para a cerimônia, Victor não se atrapalhasse mais do que devia com os votos nupciais. Ele decide ensaiá-los no meio da floresta e acaba, por engano, pedindo em casamento Emily, a noiva cadáver do título.

O mal entendido leva Victor até o mundo dos mortos. Eis aí a grande sacada do filme: ao contrário do mundo dos vivos azulado, frio e monótono o lado de lá é bem mais agradável, colorido e alegre. Os recém-chegados, por exemplo, são recebidos com festa, à base de muita bebida e música. Todos comemoram o fato de Emily finalmente se casar, depois de ficar muito tempo à espera de um novo amor, desde que foi assassinada. Mas o final feliz do casal inusitado não é tão simples assim: Victor ama Victoria... e está vivo! Aí tem início a odisséiado jovem para desfazer a confusão.

Johnny Depp cai como uma luva no papel de Victor e a senhora Burton, Helena Bonham Carter (ambos presenças constantes nos trabalhos do diretor), dávida a Victoria. Christopher Lee, o Saruman de O senhor dos anéis, faz uma participação como o pastor Galswells. Os personagens secundários são muito bem construídos (e divertidos), como a larva que mora dentro de Emily, sempre com um conselho na ponta da língua. Destaque também para a seqüência em que os mortos e os vivos se encontram, bem diferente do que estamos acostumados a ver em filmes de terror.

O fato de ser uma animação não significa que A noiva cadáverrepresente uma ruptura na filmografia do diretor. Tanto na estética quanto na temática, ela retoma os traços mais marcantes de sua obra: o visual sombrio e o gosto pelo bizarro. Afinal, são poucos os que conseguem transformar histórias estranhas em contos de fadas. Burton éespecialista nisso. Foi ele que construiu o frankestein moderno Edward Mãos de Tesoura, sensível como poucos humanos. E foi ele que contou A lenda do cavaleiro sem cabeça com genererosas doses de humor.

A técnica empregada em A noiva cadáver foi a tradicional stop motion, onde os personagens são bonecos de massinha, fotografados quadro a quadro. Na contramão da tendência atual no mercado de animação, que valoriza cada vez mais a simulação do 3-D, Tim Burton preferiu a sensação de realidade que só os cenários e figurinos de verdade proporcionam. Foi ele, aliás, que rascunhou a maioria dos bonecos do filme, desenvolvidos posteriormente pelo espanhol Carlos Grangel. Afinal, ninguém melhor que o próprio Burton para dar vida aos personagens estranhos que povoam sua mente criativa.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates