Home » , , » A morte nunca foi tão viva

A morte nunca foi tão viva

Fingindo de morto???
Casamentos arranjados normalmente são causa de profunda tristeza entre personagens de filmes. Logo, o inusitado amor à primeira vista entre Victor e Victoria (sim, até o nome combina!), em A noiva cadáver, não podia ser mais oportuno e inusitado. Entranto, como em filmes as coisas nunca são simples, fazer votos de casamento na era vitoriana era praticamente um monólogo. E Victor (Johnny Depp) é timido e apaixonado demais pela donzela (Emily Watson) para tal.

Após arruinar o ensaio do casamento, ele resolve ensaiar seus votos na floresta. E usa o que supunha ser um galho para particar a colocação do anel. É aí que o moço desposa sem querer a tal noiva cadáver (Helena Bohan Carter) e vai parar no mundo dos mortos. Pronto, confusão formada, pois a moça estava há tempos à espera de um noivo que a libertasse da condição de solteira. Depois de muita correria, leva a um clímax colorido e divertido quando os mundos se encontram. E a um desfecho inteligente, delicado e até poético!
Victor e Victoria - combinandinho...
No mundo dos vivos, tudo é cinza, monocromático, meio morto mesmo. Já do lado de lá da existência, tudo é cor e música, muito mais vivo que os colegas do andar de cima. Uma metáfora e tanto para as amarras impostas pela sociedade e, às vezes, por nós mesmos. A mensagem: a vida é curta, então curta!

Cheio de humor negro, no melhor estilo Burton, usa e abusa das piadas sobre as condições do pós-vida. Seja as piadas físicas, como esqueletos estilo "playmobil", ou em texto como seu falecido cão fingir de morto. Cortesia dos divertidos personagens do além, em especial o verme que vive na protagonista. 

Droga! Não e dessa vez que saio do caritó!!!
O elenco é, em sua maioria, composto por parceiros de Burton em outras produções, e atores bem conhecidos. É muito curioso reconhecer a atuação de Depp ou de Christopher Lee (que interpreta o padre) na tela. Ficamos tentando entender como aquele boneco fotografado centenas de vezes com uma pose milimetricamente alterada consegue se mover como determinado ator ou outro. Já é dificil acreditar que eles são caparzes de se mover com tanta fluidez. Resultado da caprichada animação em stop-motion (na minha opinião a mais dificil de produzir), que nos faz esquecer completamente que estamos olhando para objetos inanimados. 

Na versão original, a competente tradução das músicas alavaca a história e não deve desagradar nem o espectador mais avesso aos musicais. Eu adoro musicais, logo, o defeito para mim é que as músicas sejam tão poucas.

Você já deve ter percebido, sou suspeita para resenhar não apenas esse longa, mas qualquer produto da parceria Tim Burton e Johnny Depp (se tver Helena Bohan-Carter, então). Admito, o visual sombrio característo das produções do diretor, bem como os temas fantasiosos que ele aborda, estão entre meus favoritos.

Vai dizer que não somos adoráveis???
Felizmente, no caso de A noiva cadáver, minha adoração é mais que justificada. A história é inteligente, divertida e muito bem contada. Além dos fato de nos apresentar de forma nada asustadoras nossos divertidos e agradáveis colegas do outro lado!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates