Home » , , » O além como você nunca viu antes

O além como você nunca viu antes


Eu não sei se gosto mais de A noiva cadáver pela história original e divertida, pelos seus personagens cativantes, por ser uma animação em stop motion ou por ser um filme superfiel ao estilo inconfundível de Tim Burton. Ah, também tem a dublagem de Johnny Depp e Helena Bonham Carter, não vamos esquecer. Como se vê, motivos não faltam para que o longa entre para a minha lista de favoritos, daqueles que eu vejo e revejo sem cansar.

O filme começa como uma comédia de erros corriqueira. Forçado por sua família a se casar com a jovem Victoria, de família nobre, o atrapalhado Victor se apaixona verdadeiramente. Mas, depois do desastre que se revela o ensaio para o casamento, o noivo resolve ensaiar seus votos em voz alta no meio da floresta, e uma outra mulher, abandonada às vésperas de subir ao altar, toma para si as juras de amor eterno. O único problema é que... a morte já os havia separado. Victoria, por sua vez, fica desolada, e é obrigada a aceitar o misterioso pretendente que surge do nada. Hum...


E é aí que o roteiro, que já era bom, começa a ficar brilhante. O que era para ser sombrio e sinistro se transforma numa história bem bonitinha e agradável. Logo descobrimos que o mundo dos mortos é bem mais legal que o dos vivos: mais animado, mais colorido, mais cheio de música e de paixão. Afinal, Emily, a noiva cadáver do título, é capaz de tudo para manter Victor ao seu lado, mesmo que sua vontade contrarie a ordem natural do universo. Sensível como poucos vivos o são (no filme, a maioria é interesseira, ambiciosa, egoísta e covarde), ela sofre por perceber que o responsável pelo fim de sua longa espera pela liberdade talvez nunca chegue a amá-la de verdade. Triste, não? 

Mas, apesar de alguns momentos de melancolia, o filme é bem divertido. Tanto nas estranhas criaturas do além (a minhoca que serve como voz da consciência da Emily é só uma delas), quanto nos números musicais (aquele das caveirinhas recepcionando Victor do lado de lá é sensacional). Tudo é feito com um esmero inacreditável. Repararam, por exemplo, que a caveira já idosa que dá conselhos a Emily é corcunda, banguela e míope? É o tipo de cuidado que não só deixa o personagem mais engraçado como revela que os mínimos detalhes fazem uma enorme diferença no conjunto. E adoro a reviravolta da história no final, superbem amarrada e convincente. Mas um dos meus momentos preferidos é a da temida revolução dos mortos. O resultado é lindo e emocionante. Faz até a gente pensar: talvez a morte não seja tão feia quanto parece.

1 comentários:

Fabiane Bastos disse...

Adoro quando a caveira corcunda, banguela e míope,coça a cabeça e metade do crânio levanta. Detalismo incrível!!!!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates